quarta-feira, setembro 24, 2008

Oktoberfest

Fatos tradicionais da Oktoberfest

A Oktoberfest é uma festa/feira de duas semanas (mais ou menos), que se realiza todos os anos em Munique, Baviera, Alemanha, a começar no final de Setembro, normalmente, até ao primeiro domingo de Outubro, desde que apanhe o dia 3 (isto porque é feriado nacional, o dia da reunificação da Alemanha).
É um dos eventos mais famosos do país e até mesmo do mundo, atraindo anualmente cerca de 6 milhões de pessoas. É também um dos mais importantes da cultura bávara. Com o sucesso que tem tido e com a deslocação dos alemães um pouco para todo o mundo, aos poucos foram surgindo outras Oktoberfests, desde a Argentina, passando pelos EUA, Brasil, Hong Kong, Itália, até mesmo no Vietname.
Originalmente, a Oktoberfest de Munique, que surgiu em 1810, longe da actual multidão de pessoas, das enormes canecas de cerveja e do parque de diversões, não passou da celebração do casamento de Luís I da Baviera com a princesa Teresa de Saxe-Hildberghaussen, da qual os campos onde o festival decorre, e que se mantêm os mesmos desde então, receberam o nome. Uma celebração que contava com a presença de todos os habitantes de Munique e cujo ponto alto era uma corrida de cavalos. A verdade é que a festa teve um tal sucesso que se marcou nova reunião para o Outono seguinte, e assim nasceu a tradição.

Theresienwiese, campo do festa

Actualmente, a atracção principal é a cerveja, com um grau que ronda os 5-6% e é fornecida por 6 cervejeiras, conhecidas como as Seis Grandes: Sapten, Löwenbräu, Augustiner, Hofbräu, Paulaner e Hacker Pschorr.



Os visitantes também podem desfrutar de muita comida, como as tradicionais salsichas Wurst, a galinha Hendl ou até mesmo a especialidade bávara Obatzda (um prato de queijos, amanteigado, picante e gordo), entre outros.

Obatzda

Alguns números de 2007 (aproximados):
Área: 103 80 acres
Lugares sentados: 100 000
Visitantes: 6,2 milhões
Cerveja: 70 mil hl (1,3 hl cerveja sem álcool incluída)
Vinho: 80 l
Café e chá: 223 l
Água, limonada e sumos: 910 l
Galinha: 522 unidades
Salsichas porco: 142 pares
Peixe: 39 kg
Vaca: 104 unidades
Electricidade: 2,8 milhões kW/h
Gás: 205 000 m^3
Água: 90 000 m^3
Lixo: 678 t
Casas de banho: 980 completas, 878 urinóis, 17 para deficientes
Cabines telefónicas: 83
Items perdidos: 4000, dos quais 260 pares de óculos, 200 telemóveis, 1 aliança e 2 muletas.


Este ano o festival realiza-se entre 20 de Setembro e 05 de Outubro. Já só têm 11 dias.


Fonte: wikipedia (versão portuguesa e inglesa) e página oficial da Oktoberfest de Munique.

Já este ano...

Etiquetas:

free statistics