terça-feira, setembro 30, 2008

Os 10 Buracos Mais Fantásticos na Terra

10 Chuquicamata, Chile
Chuquicamata é uma mina de cobre ao ar livre. Apesar de não ser a maior mina de cobre do mundo, é a que mais produziu até hoje. A mina tem uma profundidade de 850 m.

9 Udachnaya Pipe, Russia
É uma mina de diamantes. Os donos da mina planeiam terminar as operações em 2010, e foi descoberta em 1955. Tem 600 m de profundidade.

8 Cratera, Guatemala
Em 2007, uma cratera de 300 m engoliu uma dúzia de casa, matando 2 pessoas e conduzindo à evacuação de centenas de pessoas. A cratera foi causada por chuvas, adicionadas ao forte fluxo dos esgotos subterraneos.

7 Mina de Diavik, Canadá
A mina, aberta em 2003, produz 8 milhões de quilates ou cerca de 1,600 kg de diamantes anualmente.

6 Mirny, Sibéria
A mina de diamantes de Mirny tem uma profundidade de 525 m e um diâmetro de 1 200 m. Foi a primeira, e a maior, mina de diamentes da URSS. Actualmente, está abandonada. Enquanto esteve operacional, os camiões precisavam de conduzir em círculos durante duas horas para chegar ao fundo. Imaginem quando vinham para cima, carregados.

5 Grande Buraco Azul, Belize
Este buraco é uma cratera subaquática na costa de Belize. O buraco tem um diâmetro de 305 m e 122 m de profundidade. Este buraco de calcário foi formado durante a última idade do gelo.

4 Bingham Canyon, Utah
É uma mina de cobre localizada nas montanhas de Oquirrh, no Utah. A mina tem uma profundidade de 1,2 km, 4 km de largura.

3 Represa de Monticello, California, EUA
A represa de Monticello é muito conhecida pelo seu Glory Hole (buraco da glória). Este é uma larga cuba de escoamento de águas com uma taxa de 1370 metros cúbicos por segundo.

2 Kimberley, África do Sul
A mina de diamantes de Kimberley (também conhecida como o Grande Buraco) disputa com outras o título da maior excavação feita pelo homem. Desde 1866 até 1914, 50 000 mineiros escavaram a mina com pás e picaretas, produzindo 2,722 kg de diamantes. Têm sido feitas tentativas de a incluir no Património Mundial da Humanidade.

1 Darvaza, Turquemenistão
Em 1971, os geólogos descobriram aqui um enorme depósito de gás natural. Enquanto se escavava o buraco, a plataforma de perfuração ruiu deixando um enome buraco. Para prevenir a fuga eventual de gases venenosos, deitou-se fogo ao buraco. E continua a arder até hoje, sem nunca ter mostrado sinais de abrandar. Podem ver em baixo um vídeo deste lugar.

De dia...


... e de noite.


Fonte: The List Universe

Etiquetas: ,

3 comments:

Blogger Joaninha said...

ei...que espetáculo! isto é mesmo interessante. vamos lá visitar este buraco?

5:02 da manhã  
Blogger Catarina said...

Este último? Porque não?

6:22 da manhã  
Blogger Joaninha said...

sim...este último é o que desperta maior interesse! como é que aquilo está sempre a arder? beijo

3:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

free statistics