quarta-feira, dezembro 10, 2008

15 das Grutas Mais Fantásticas do Mundo

Esta é uma lista das grutas/cavernas mais fantásticas, ou representativas do seu tipo, no mundo. No entanto, não segue uma ordem específica, a não ser que as primeiras 9 não foram modificadas, enquanto estrutura, pelo homem (apenas acrescento de algumas luzes, algumas cordas, algumas paredes - sem trabalhar na pedra).

1 Gruta dos Cristais - México
Esta gruta, conhecida também como Cueva de los Cristales, ou Cave of Crystals, localiza-se na Mina de Naica, no estado mexicano de Chihuahua. A câmara contêm os maiores cristais de selenita naturais do mundo. Os cristais chegam a medir mais de 9 metros e a pesar mais de 50 toneladas. A gruta é extremamente quente com temperaturas que chegam aos 136 graus. Por este motivo, entre outros, a gruta mantém-se praticamente inexplorada, pois, sem protecção adequada um humano não aguenta mais de 10 minutos no seu interior.


2 Gruta Majlis al Jinn - Oman
Majlis al Jinn é a nona (ao contrário do que o seu governo diz de ser a segunda) maior gruta, com uma só câmara, em todo o mundo. Situa-se na área de Selma Plateau, a 1600 m de altura, em Oman. Foi descoberta em 1983 por Don Davidson.


3 Gruta Waitomo Glowworm - Nova Zelândia
Esta gruta neozelandesa é conhecida pela sua população de lagartas brilhantes, Arachnocampa luminosa (lagartas e, em fase adulta, insectos). Esta espécie é exclusiva da Nova Zelândia. O brilho desta lagarta tem o propósito de atrair as suas presas para os seus ninhos de seda, previamente tecidos. À partida, uma lagarta esfomeada brilhará mais do que uma que tenha acabado de comer.


4 Grutas de Gelo de Eisriesenwelt - Ásutria
Há muitas grutas de gelo pelo mundo fora, mas as que se situam em Eisriesenwelt, estão entre as maiores das conhecidas. Situam-se perto de Salzburgo e estendem-se por 40km. Apenas uma parte está aberta a turistas, mas é o suficiente para ver como será o resto dos canais e câmaras.


5 Gruta do Fantasma - Venezuela
Conhecida também por Cueva del Fantasma ou Cave of the Ghost, esta gruta é tão grande que dois helicópteros podem entrar na gruta lado a lado de forma confortável e aterrar mesmo ao lado de uma cascata, e que forma um pequeno lago. Recentemente descoberta (2006), os exploradores receberam um bónus e descobriram também uma nova espécie de rã, Colostethus breweri.


6 Fantastic Cave Pit - EUA
Esta gruta é a mais profunda, conhecida em território norte americano. Nela caberia, por exemplo, o Monumento de Washington. Para se ter bem a noção da profundidade, uma pedra levaria 8 segundos a atingir o solo.


7 Gruta do Mamute - EUA
Esta gruta ou caverna do mamute (cujo nome não se deve de todo à descoberta de qualquer fóssil deste animal), está situada no parque nacional com o mesmo nome, em Kentucky, EUA. Na verdade, trata-se de um sistema de grutas, o mais longo do mundo, e ainda está muito por descobrir. Actualmente o Parque Nacional da Gruta do Mamute é Património da Humanidade. Conhecem-se cerca de 580km, mas à medida que as técnicas de exploração se forem desenvolvendo, novas descobertas, não só das suas câmaras mas de todo o ecossistema, serão anunciadas.


8 Gruta Huanglong (Dragão Amarelo) - China
Localizado a este do Vale de Suoxiyu, a gruta do Dragão Amarelo, como também é conhecida, é dita como um lugar mágico, com estalactites e estalagmites por todo o lado, cortinas de pedra, pianos de pedra, flores de pedra. Há 4 patamares ou camadas, 1600 m de altura, um reservatório, dois ribeiros, tres cascatas, quatro lagoas, 30 câmaras, 96 passagens., e tem 13 km de comprimento.


9 Sistema Sac Actun - México
Este é um sistema de grutas subaquáticas situada ao longo da costa na Peninsula do Yucatan. Com a exploração das grutas, em 2007, chegou-se à conclusão que Nohoch Nah Chich está interligado a Sac Actun, pelo que faziam parte do mesmo sistema, ficando este como nome do último grupo. Esta junção tornou este sistema subaquático o maior do mundo na sua categoria. Actualmente, mede 156 km, tendo sido apenas ultrapassado pelo sistema Ox Bel Ha (valores até 08 de Outubro de 2008). Estes dois sistemas têm lutado pelo título de mais longo desde 2007.


10 Gruta de Chauvet - FrançaDescoberta em 1994 (18 de Dezembro), a gruta de Chauvet, ou também, Chauvet-Pont-d'Arc Cave, situa-se na região de Ardèche, França. As paredes desta gruta estão ricamente decoradas com arte do Paleolítico, podem-se encontrar aqui fósseis de muitos animais (alguns já extintos), e no chão estão gravadas pegadas de animais e humanos. Por estas três razões este é um sítio que se tornou extremamente importante e significante em termos arqueológicos e de arte rupestre. Baseado num teste de datação por radiocarbono (que pode ser falível neste tipo de superfícies), as representações poderão ser as pinturas mais antigas encontradas até agora no mundo.


11 Gruta de Dongzhong - China
Não é uma gruta fantástica por si só, mas por aquilo para que é utilizada. Dezenas de crianças vão à escola todos os dias nesta gruta. A Dongzhong (que em português é "na caverna", acho eu) é uma escola primária, na província de Guizhou. A escola foi construída numa gruta natural, de tamanho de uma hangar de aviões, esculpida numa montanha por milhares de anos de ventos, água e sismos.


12 Hotéis-Grutas na Cappadocia - Turquia
Um dos mais bonitos e especiais (e relativamente acessível comparando com outros hotéis da mesma categoria por esse mundo fora - uma suite normal fica em 350-400 euros) exemplos destes hotéis esculpidos na rocha, é o Anatolian Houses. Ao longo do tempo, Cappadocia assistiu a muitas e diferentes civilizações que foram moldando esta região, tornando-a um pouco multicultural e quase mágica.


13 A Cidade Subterrânea Secreta de Arras - França
Por debaixo da cidade francesa de Arras, foi construída uma cidade secreta que suportou 25 000 soldados mesmo nas barbas dos inimigos, nos tempos idos da 1ª Grande Guerra. Esta construção massiva comportava as barracas, capelas, cantinas, estações de electricidade, iluminação quase pública e um hospital totalmente equipado.


Templo da Gruta de Khao Luang - Tailândia
Khao Luang é conhecido por ser o mais importante e o mais bonito na sua província de Phetchaburi. O templo é famoso pela sua arquitectura e pela admirável estátua de Buda, mandada construir pelo rei Chulalongkon. Os turistas podem-se maravilhar, ao todo, com um número de 170 estátuas de Buda.


15 Túmulos do Vale dos Reis - Egipto
Claro, este lugar é um dos mais conhecidos pelas suas famosas grutas artificais, mandadas construir pelos grandes reis e suas famílias, para comportar os seus haveres, o seu conforto e, mais importante, os seus corpos. A mero título de exemplo, um dos mais conhecidos e um dos que mais tem tido a atenção dos especialistas é o KV5, ou mais simplesmente, o túmulo dos filhos de Rameses II. Só muito recentemente se descobriu a verdadeira natureza deste túmulo e, ainda estando muito por descobrir, muitas portas, muitas passagens por abrir, este é já o maior túmulo alguma vez encontrado, e já conta com cerca de 150 câmaras funerárias. Os especialistas defendem a teoria que cada câmara albergava um dos filhos de Rameses II, portanto, 150 filhos e filhas. Em baixo, podem ver uma foto de um programa que eu acho interessante para os mais curiosos. Eu própria já passei horas com ele. Chama-se Atlas do Theban Mapping Project, com o mapa completo do Vale dos Reis e de cada um dos túmulos, as suas descrições, fotografias e vídeos, e conta também com mapas em 3D.

Fontes: Oddee, CaptAnil-Fun and Amazing Facts, Wikipedia (varios), MSNBC, Hotal Cappadocia e Anatolian Houses, Theban Mapping Project.

Etiquetas: , , , , ,

1 comments:

Blogger Jorge Manuel Ferrão Grave said...

Muito interessante, em especial para mim que estou a estudar o cársico.
Parabéns.

Jorge Grave, grave.jorge@gmail.com

4:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

free statistics