terça-feira, fevereiro 03, 2009

10 Distúrbios Mentais Mais Estranhos

1 Cegueira emocionalNa prática, a expressão "cego de emoção" existe, e pode acontecer com qualquer pessoa dita normal. Este fenómeno foi descoberto recentemente por pesquisadores da Universidade de Yale, EUA. Depois de olhar para um aimagem forte, principalmente com conteúdo pornográfico, a maioria das pessoas perde a vista por um curto espaço de tempo - décimos de segundos na verdade. Até agora, ninguem consiguiu explicar o porquê. A descoberta da cegueira emocional deu origem a um movimento particular no Congresso norte-americano para que seja banida toda e qualquer publicidade de cariz erótico nas estradas de maior tráfego do país.

2 Síndrome da redução genitalTambém conhecido como koro, consiste numa pessoa (normalmente, homem) convencer-se de que os seus orgãos genitais estão a encolher, ou mesmo a desaparecer. A maioria dos casos são relatados em países africanos e asiásticos, e em muito deles, a síndrome parece ser contagiosa. Um dos episódios mais estranhos ocorreu em Singapura, em 1967, quando o serviço de saúdo local recebeu centenas de casos de homens que aparentemente sofriam deste distúrbio.

3 Síndrome de Riley-DayAs pessoas que sofrem desta doença não sentem dor, o que acaba por ser um problema. Ficam sujeitas a maiores riscos de doença pois deixam de conseguir registar danos no corpo. Não sofrer implica não se salvar. A doença é causada por uma mutação num gene em particular e foi descoberta por dois médicos, Milton Riley e Richard Lawrence Day. Sem o aviso de perigo que a dor proporciona às pessoas comuns, os portadores desta síndrome tende a morrer jovem, antes dos 30, por causa de ferimentos (alguns que seriam facilmente curados).

4 Síndrome de CotardUma situção de depressão extrema, em que o doente acredita que já morreu há alguns anos. Ele acha qie é um morto-vivo e que todos à sua volta também estão mortos. Em casos extremos, a pessoa diz que pode sentir a sua carne apodrecendo e vermes a passear pelo seu corpo. Na fase final, o doente deixa de dormir e a sua ilusão pode tornar-se verdade. Apesar de depressivo e certo de que está morto, a pessoa, contraditoriamente, pode acreditar também que é imortal.

5 Maldição de OndinaO nome desta doença é uma referência a Ondina, ninfa das águas na mitologia pagã europeia. Faz com que as pessoas percam o controlo da respiração. Se não estiverem atentos, o paciente simplesmente esquece-se de respirar e acaba por sufocar. A síndrome só foi descoberta há cerca de 30 anos, mas já se conhecem 400 casos no mundo. O sistema nervoso central descuida-se da respiração principalmente durante o sono, por isso, as suas vítimas dormem com ventilador.

6 PicaJá vos falei umas duas vezes desta doença. Pica é uma palavra que deriva de pêga, uma ave que come qualquer coisa. E a pica, consiste exactamente em consumir coisas não comestíveis: desde terra, passando por papel e cabelo, até às necessidades fisiológicas.

7 Síndrome de Alice no País das MaravilhasDoença que provoca distorções na percepção visual da pessoa, fazendo com que alguns objectos próximos pareçam desproporcionalmente menores ou maiores. Tal como Alice, o doente enxerga as coisas desproporcionais, como se estivessem sob efeito de LSD. As vítimas da síndrome também registam distorções no seu próprio corpo.

8 Síndrome da mão estranhaJá ouviste dizer: "não fui eu, foi a minha mão"? Essa desculpa usada por alguns tarados pode ser verdadeira. O problema atinge principalmente pessoas com lesões no cérebro ou que passaram por cirurgias na região. O mal é que o doente não toma atenção na mão, até que ela faça alguma judiaria. E ela é capaz de acções bem complexas. Uma das soluções é dar uma tarefa à maõ, como mandá-la segurar em algo.

9 Síndroma de CapgrasTambém já previamente mencionada aqui no blog, é uma doença em que o paciente acredita que alguém que lhe é próximo foi sequestrado e substituido por um impostor de igual aparência, depois de ter sofrido uma desilusão com ela.

10 Síndrome do sotaque estrangeiroApós sofrer um pancada forte ou qualquer outro tipo de lesão no cérebro, os pacientes com este distúbrio passam a falar com um sotaque estrangeiro. A língua varia, mas na maioria dos casos, as vítimas desconhecem o novo idioma. Segundo os cientistas, o sotaque não é exactamente estrangeiro, só dá a impressão disso.

Fonte: PontoJogos

Etiquetas: , , , , ,

free statistics