quinta-feira, setembro 25, 2008

10 Fenómenos da Mente

1. Déjà Vu
Déjà vu é a sensação de ter a certeza de já ter experienciado ou visto uma nova situação antes - sentes-te como se a experiência já tivesse acontecido ou estar a repetir-se. A sensação é normalmente acompanhada por outras mais fortes de familiaridade mas arrepiantes, estranhas e esquisitas. A "anterior" experiência é usualmente atribuída a um sonho, mas, por vezes, existe um sentimento de certeza de o acontecimento já ter ocorrido verdadeiramente no passado. Já me aconteceu muitas vezes.

2. Déjà Vécu
Déjà vécu é o que muitas pessoas experienciam mas confundem com déjà vu. Déjà vu é a sensação de já ter visto algo antes, enquanto que déjè vécu é a sensação de já ter visto um acontecimento antes, mas em maior detalhe - tal como reconhecer cheiros e sons. É também usualmente acompanhado por um forte sentimento de saber o que acontece a seguir. É uma sensação muito estranha e enexplicável. Também acho que já tive destas experiências.

3. Déjà Visité
Déjà visité é uma experiência menos comum e involve um misterioso conhecimento de um lugar novo. Por exemplo, podes conhecer as redondezas de um lugar ou a sua paisagem sem nunca a teres visto antes, e saberes que é impossível tu teres esse conhecimento. Déjà visité é acerca de relações espaciais e geográficas, enquanto que déjà vécu é sobre ocorrências temporais.

4. Déjà Senti
Déjà senti é o fenómeno de já ter sentido antes alguma coisa. Esta sensação é exclusivamente mental e raramente se mantém na tua memória após ter acontecido. Nas palavras de quem já experiênciou este fenómeno: "O que está a ocupar a atenção é o que já ocupou antes, que é realmente familiar, mas que foi esquecida durante um tempo, e agora foi recuperada com um ligeiro sentimento de satisfação por já ter sido procurado antes. A lembrança é normalmente catalizada pela voz de outra pessoa, ou por pensamentos verbalizados da própria pessoa, ou por algo que se esteja a ler e falar; e acho que durante essa sensação, costumo dizer frases de simples reconhecimento tal como "oh sim - estou a ver", "claro - eu lembro-me disto", etc, mas um minuto ou dois depois não consigo lembrar-me nem do que disse nem do que deu origem à lembrança. Só é suficientemente forte se aquilo que eu senti acontecer sob as mesmas condições anormais." Pode-se dizer que é a sensação de ter acabdo de falar, mas compreender que, de facto, não disseste uma única palavra. Já passei por isto uma ou duas vezes.

5. Jamais Vu
Jamais vu descreve uma situação que devia ser familiar mas que não é reconhecida. É considerada normalmente o oposto do déjà vu e envolve uma sensação de estranheza. O observador não reconhece a situação apesar de saber racionalmente de já ter passado por algo parecido. É o que acontece quando uma pessoa não reconhece, momentaneamente, outra pessoa, uma palavra ou um lugar que eles conhecem. Chris Moulin, da Universidade de Leeds, pediu a 92 voluntários para escrever a palavra "porta" 30 vezes em 1 minuto. Observou que 68% das pessoas mostraram sinais de jamais vu, tal como começar a duvidar da palavra "porta" ser real. O professor acredita que jamais vu é um sintoma de fatiga do cérebro.

6. Presque vu
Presque vu é muito semelhante à sensação da "ponta da língua" ou "debaixo da língua" - é uma sensação forte de que estás prestes a ter uma epifania - mas a epifania raramente vem. Como quando tens a resposta na ponta da língua e parece que a vais dizer a qualquer instante, mas a resposta continua a fugir-te. Presque vu significa mesmo quase visto. É uma sensação que pode ser muito desorientadora e distractiva. Sim, também já me aconteceu. O que acontece é que já é tão normal comigo, que simplesmente desisto e peço ajuda para me lembrar.

7. L'esprit de l'escalier
L'esprit de l'escalier é a sensação de lembrar-se de algo tarde demais. A frase pode ser usada para descrever quando a resposta a um insulto ou qualquer comentário esperto ou espirituoso vem à cabeça tarde demais, depois de o nosso alvo já estar a sair de cena. É um fenómeno acompanhado por um sentimento de arrependimento de não ter pensado na resposta ou no acto quando era mais precisa.

8. Síndrome de Capgras
A síndrome de Capgras é um fenómeno no qual uma pessoa acredita que um amigo chegado ou mesmo um familiar foi substituido por um impostor de aparência idêntica. Isto pode estar relacionado com a crença antiga de que os bebés eram roubados e trocados por mutantes ou outros seres no folclore medieval, tal como com a crença moderna de que os extraterrestres tomam os corpos dos terrestres para viver entre nós por razões inexplicáveis. Esta síndrome, ou delírio, é mais comum entre pessoas com esquizofrenia, mas pode ser associada a outra doenças.

9. Síndrome de Fregoli
A ilusão de Fregoli é um fenómeno cerebral raro o qual leva uma pessoa a acreditar que pessoas diferentes são, na verdade, a mesma mas com diferentes disfarces. É muitas vezes associado a paranoia e com a crença de que a pessoa disfarçada persegue a pessoa que sofre da ilusão. O nome desta síndrome vem de um actor italiano, Leopoldo Fregoli, que ficou conhecido por fazer rápidas mudanças de aparência durante o seu acto em palco.

10. Prosopagnosia
Prosopagnosia é uma desordem que leva uma pessoa a ser incapaz de reconhecer caras ou objectos que deveria conhecer. Estas pessoas costumam usar as outras sensações para reconhecer pessoas - tal como o perfume da pessoa, a forma ou estilo de cabelo, a voz, ou mesmo o seu andar.

Fonte: The List Universe

Etiquetas:

1 comments:

Blogger Joaninha said...

gostei deste post...gosto de discutir estas sensações que de volta e meia surgem! e é estranho pensar que já se sentiu, viu ou esteve nalgum sítio... é estranho e misterioso! obrigada por teres feito perceber melhor e conhecer outros conceitos que nunca tinha ouvido falar ;)

5:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

free statistics