terça-feira, outubro 07, 2008

Perverted-Justice - Pedofilia

Hoje falo-vos de um site cada vez mais conhecido nos EUA e fora deles. Já tinha ouvido falar dele há cerca de um ano no programa da Oprah (sim, da Oprah), quando um programa, Dateline, foi apresentado ao espectadores. De vez em quando tentava aceder ao site (à tarde) mas não conseguia, tal é o tráfego a que está sujeito. Consegui hoje de manhã, porque a esta hora os norte americanos ainda estão todos a dormir e não andam a navegar.
Lembrei-me de publicar hoje o post porque o tal programa que foi apresentado na Oprah, estreou recentemente em Portugal, salvo erro no Domingo à noite, no Fox Crime. O programa é o Dateline - To Catch a Predator, e o site é perverted-justice.com.
O objectivo, tanto do site como do programa, é apanhar pedófilos cibernautas. São pedófilos que entram em salas de conversação e metem conversa com crianças com intenção de conseguirem sexo. A ideia do site é publicar fotografias de pedófilos, as conversas entre o pedófilo e a "criança", e as condenações, entre outros. É exibir estes homens à comunidade e aos vizinhos onde estes se integram. Para isso, voluntários fazem-se passar por uma criança, normalmente entre os 11 e os 14 anos de idade, fazem os predadores falar, marcam um encontro onde estará a polícia, reunem toda a informação e entregam-na à justiça. E, às vezes, com sorte, conseguem a condenação. Até este preciso momento em que escrevo, já conseguiram 300 condenações, desde Junho de 2004.
Onde é que o programa entra na história? O Dateline é um programa noticioso, em que se fez uma série especial sobre pedófilos. Eles estavam na casa usada para ter os encontros marcados pelo site. Quando os pedófilos entravam em casa para terem sexo com a criança eram confrontados por Chris Hansen. Todos eles estão nos arquivos do perverted-justice. Dos que eu me lembro melhor são Ryan Hogan (um bombeiro de Nova Iorque, que não chegou a entrar em casa porque viu um carro da polícia a passar por perto e ficou com medo, marcou novo encontro num lugar público mas não chegou a aparecer, até que o prórpio Chris Hansen foi ter com ele ao quartel - se a montanha não vem a Maomé, Maomé vai à montanha -, e não foi preciso muito para Ryan confessar), John Kennelly (desempregado, que mostra claramente a sua intenção de ter sexo com a "criança" ao fazer o que esta pede, despindo-se - pedir algo para o predador fazer, como despir-se ou trazer cerveja, é uma técnica que a polícia usa porque mostra intenção clara do predador ter relações com o menor, o que se torna muito útil em tribunal -, é confrontado com o jornalista, mas dá-se ao luxo de cometer o mesmo erro duas vezes ao voltar a ser apanhado no dia a seguir, mais uma vez pelo programa) e o Rabi David Kaye (basta dizer que me lembro bem dele por ser um rabi, uma pessoa da sociedade na qual muitos de nós depositam confiança e os nossos segredos). Em baixo podem ver um vídeo com uma parte do programa em que podem ver claramente o John Kennelly (na primeira confrontação) e o Rabi.



As condenações destes senhores podem ser vistas clicando sobre o nome deles, e se, entrando na página, clicarem sobre o seu nickname (que está logo no cimo) têm acesso às conversas que conduziram aos encontros. Chama-se a atenção que algumas são muito gráficas, e não podemos esquecer que estes homens pensam que estao a falar com crianças.

Um dos piores (votado pelos leitores), contudo, e, creio, que não apareceu no programa Dateline mas que está nos arquivos do perverted-justice, é Paul Short. Ele tem uma conversa longa e, de longe, das piores que li. Acrescento ainda que cada conversa tem os comentários (a azul) da pessoa que estava a fazer-se passar pela criança.

Este é um site muito polémico nos EUA mas, pessoalmente, concordo com o que faz. Eu não tenho filhos mas será que, se o tivesse, não gostaria de ser avisada que um pedófilo vive perto? Do que somos capazes para proteger os nossos filhos?Além disso, este site, em princípio, só publica os casos cuja investigação já foi encerrada, quer tenha havido condenação ou não.

Aqui há uns tempos, já este ano, conheci o caso de um pai que ficou a saber que a sua filha menor recebia enumeros contactos de um homem, que por acaso era o seu patrão. A filha teve a genialidade de o dizer ao pai, mas nem todas as crianças o fazem, por várias razões. Podem estar chateadas com os pais, podem ter medo dos pais, podem pensar que a culpa é sua, enfim, um sem número de causas. Esta, felizmente, conversou com o pai. O pai fez queixa à polícia que pouco fizeram e que disseram que precisavam de provas para começar a investigação. O homem, nesse sentido, invadiu propriedade privada e roubou o computador do patrão (onde tinha a certeza de estarem todos os registos), e levou-o à polícia. No fim, foi este pai, que tentava proteger a filha, que foi preso. Esta história aconteceu em Portugal.

Etiquetas: , ,

1 comments:

Anonymous Anónimo said...

you must come to portugal this country it's rotten by politic pedofile

1:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

free statistics