domingo, março 08, 2009

Guerrilla Gardening

Guerrilla gardening, que vou traduzir (não que seja extremamente necessário) por guerrilha de jardinagem, é jardinagem política, uma forma de acção não-violenta, originalmente praticada por ambientalistas. Está relacionada com direitos de propriedade, reformas agrícolas e permacultura. Os activistas tomam um terreno abandonado que não é sua propriedade e constroem jardins (grandes ou pequenos, dependendo do terreno). Os "jardineiros" acreditam na reconsideração do dono da propriedade reclamando a negligência ou o desuso do espaço, dando-lhe uma nova função (muitas vezes uma função que consiste apenas em embelezar a cidade, a zona ou o bairro). Alguns guerrilheiros tomam as suas acções de noite, em relativo segredo, para plantar e manter o novo jardim. Outros trabalham mais abertamente, por forma a angariar novos membros da comunidade local. Mas não se deixem enganar, a partir do momento em que estão a usar uma terra que não é vossa, é ilegal.

Aparentemente, o registo mais antigo situa-se em 1973 e desde então tem vindo a tonar-se cada vez mais conhecido e cada vez com mais membros e organizações por todo o mundo (veja-se).



5 Passos para te tornares um guerrilla gardener:

1 Escolhe a tua imagem de marca
Farás parte de um grupo organizado ou trabalharás sozinho nas traseiras do teu prédio? Define-te.

2 A tua estratégia de batalha
Escolhe uma localização, tendo em conta aquilo que precisarás, os custos, e o tamanho da ilegalidade que estás disposto a cometer. Também a altura do dia será importante dependendo da tua relação notoriedade/identificação.

3 Logística
Certifica-te de que levas tudo o que será preciso: sementes, plantas, pás, terra, etc, etc, mas também vassouras, baldes, sacos de lixo. No geral, tem em atenção que deves deixar o sítio com melhor aspecto do que quando o encontraste.

4 Leva uma rapariga
Parece estúpido mas a verdade é que se te virem (a ti que és rapaz) a jardinar sozinho numa terra que não é tua, vão pensar que és maluco e não te darão crédito, e, principalmente, terás de lutar com o estereótipo de que os homens não sabe, jardinar e por isso a tua tarefa não resultará em nada. Se levares uma rapariga, ganhas crédito aos olhos dos outros (não te esqueças que tudo isto é um acto político e tu queres alguma visibilidade). Se estiveres preocupado com o facto de seres apanhado pela polícia e teres de fugir, leva uma rapariga nova e que saiba correr.

5 Conselho adicional
Escolhe plantas perenes e de fácil manutenção. Pois porque este acto não é só plantar, mas também manter os jardins que já construíste. Vais ter de voltar ao local do crime algumas vezes mais, por isso, quanto menos frágeis forem as tuas flores, melhor para ti.

Fontes: webecoist, wikipedia, guerrillagardener

Etiquetas: , , , ,

free statistics