quinta-feira, novembro 27, 2008

10 Hábitos Alimentares Bizarros

ATENÇÃO: Este post contêm imagens que podem chocar os mais sensíveis.

10 Anorexia

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (ou fome auto-infligida), o que provoca baixo peso corporal. Esta é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.

9 XilofagiaA xilofagia envolve o consumo de madeira, característica mais comum em alguns animais. Normalmaente crianças pequenas podem desenvolver xilofagia, nem que seja temporariamente, apesar de não ser associada a problemas psicológicos. É o que podemos ver em crianças que roem os lápis.

8 TricofagiaÉ o hábito compulsivo de comer cabelo. Na maioria das vezes, quem tem cabelos longos costuma mastigá-los e, em seguida, engoli-los. O cabelo naturalmente compromete o trato gastrointestinal, provocando sintomas como indigestão e dor no estômago. A 24 de Novembro de 2007, ficou conhecido o caso de uma rapariga de 18 anos de Chicago, EUA, em que foi removida, cirurgicamente, do seu estômago, uma bola de cabelo de 4,5 kg (!?).

7 HialofagiaEsta desordem consiste no consumo compulsivo de vidro. A hialofagia é um trantorno altamente perigoso, pois, obviamente, o consumo de vidro pode causar cortes no estômago, intestinos, garganta, e todo o caminho que percorrido por aquele.

6 UrofagiaConsiste na ingestão de urina - quer da própria, quer de terceiros. É normalmente considerada inofensiva, pois a urina de indivíduos saudáveis é estéril. No entanto, existe um pequeno risco, associado à existência de doenças, ou infecções bacterianas na uretra. Além disso, existe a possibilidade de efeitos secundários, tais como erupções cutâneas em indivíduos sensíveis à urina.

5 GeofagiaConsiste no consumo de substâncias relativas à terra (como argila, areia, etc), normalmente justificada pela deficiente nutrição em minerais. Esta prática é mais comum em sociedades rurais, ou pré-industriais, em mulheres grávidas e em crianças.

4 Antropofagia
Também conhecida por canibalismo, tem sido praticado por vários grupos na antiga Europa, na Bacia Amazónica, normalmente associado a rituais ligados a guerras tribais. Fiji, entre outros, faz também parte da lista onde se pratica ou praticou este fenómeno.

3 AutosarcofagiaEste distúrbio é também conhecido como auto-canibalismo. Algumas pessoas envolvem-se no auto-canibalismo como forma extrema de modificação corporal, por exemplo, comendo a sua própria pele. Outros bebem o seu próprio sangue, uma prática também denominada autovampirismo. A 13 de Janeiro de 2007, o artista dinamarquês Marco Evaristti ofereceu um jantar para os seus amigos mais íntimos. A refeição principal era uma massa, coberta por bolas de carne feitas com a sua própria gordura, removido no início do ano numa operação de lipoaspiração.

2 CoprofagiaConsiste na prática de ingestão de fezes (pois, leram bem, fezes). Ocorre naturalmente nalgumas espécies de animais, como cães, gatos, insectos e aves. Ocasionalmente também se verifica esta prática em seres humanos, porém sob a categorização de patologia de ordem psíquica, ou desvio sexual. Neste último caso, em práticas de dominação sexual entre duas ou mais pessoas, a pessoa dominante, por vezes, pode defecar sobre o seu escravo, no rosto ou até dentro de sua boca obrigando-a até a ingerir as suas fezes. Este fenómeno é também denominado "scatsex".
Acredita-se que a coprofagia em cães ocorre por falta de alguma enzima no organismo.

1 NecrofagiaEm biologia, chamam-se necrófagos aos animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas e animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos. No caso dos humanos não é diferente. Algumas pessoas desenvolvem o hábito de comer carne humana em decomposição.

Fontes: The List Universe, Saci de Patinete

Etiquetas: , , ,

3 comments:

Anonymous claufilhos@hotmail.cm said...

Tenho uma filha de 2 anos e três meses, descobri há mais ou menos 6 meses que ela tem TRICOFAGIA, gostaria de obter mais informação sobre esta doença pois mesmo em acompanhamento com especalistas me sinto insegura, pois até pouco nunc tinha ouvido falar nesta doença. Grata.

6:53 da manhã  
Blogger Catarina said...

Infelizmente, este foi um post com o objectivo puro da curiosidade. Eu também nada sei sobre a tricofagia ou qualquer um dos outros distúrbios.
Boa sorte.

Deixo no entanto o teu comentário. Normalmente costumo apagar os comentários que forneçam dados pessoais como mails. Mas vou deixar ficar o teu. Pode ser que venha aqui alguém e te possa ajudar.
A não ser que queiras o contrário.

10:42 da manhã  
Blogger Tayná Amaro said...

Cara isso é super interessante, eu tenho 14 ans desde os 13 tenho tricofagia e venho aprsentando sintomas de anorexia, mais a pior de todas é a tricofagia é um compulsão insuportável .. eu n consigo parar, gostaria de obter mais informações ²

2:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

free statistics