quinta-feira, novembro 06, 2008

7 das Dependências Mais Bizarras do Mundo

1 Tanorexia
Sim, esta dependência existe de facto. O nome vem da conjugação de tanning (que significa bronzeamento) e anorexia (o disturbio alimentar de que toda a gente já ouviu falar). Então, como logo se vê, a tanorexia é a dependência, não saudável, do bronzeamento. Assemelha-se à anorexia por estar também ligada à forma como vemos o nosso corpo. Na verdade, existem estudos, e algumas evidências, de que a dependência em raios UV tem subjacentes as mesmas causas biológicas que outras dependências, tal como a produção de endorfinas. Este é um conceito tão recente que os tratamentos ainda estão a ser estudados. O problema é que esta obcessão leva a que, principalmente as mulheres, passem muito tempo ao sol, muitas vezes nas horas mais perigosas e sem qualquer protecção solar. E mesmo nos solários, o perigo não é menor. Um estudo efectuado nos EUA mostrou que mulheres que realizem 10 sessões num ano têm 7 vezes mais hipóteses de contrair cancro.

2 Crackberry
Ok, estupidez a minha, nem sequer sabia o que era um Blackberry, quanto mais que esta obcessão existia. Mas esta dependência também existe. Em que consiste? Basicamente, o Blackberry é um daqueles gadgets maravilhosos, que nos permite ter tudo na palma da mão. Todas as funcionalidades convencionais de um telemóvel, mais e-mail, internet, intranet, etc, etc. O crackberry é o nome dado à dependência que estes aparelhos criam nos seus utilizadores. Às tantas, estes já começam a ouvir toques "fantasma", a sentir vibrações onde elas não existem, a verificar constantemente o e-mail. Especialistas dizem que o e-mail e mensagens alimentam o ego da pessoa porque a fazem sentir-se importantes. Assim, tratar este problema (ou qualquer outro similar, dependência na net e outros) passa, evidentemente, pela interrupção da sua utilização.
Ah, é verdade! Na foto que ilustra esta dependência, podem ver a Jessica Simpson a utilizar um Blackberry (não quer dizer que seja obcecada, mas reparem que ela está à mesa com o bicho na mão). Isto acaba por me lembrar a mim, com a nuance de que eu não uso um BB mas sim um telemovel vulgar. Todos nós já tivémos dias ou momentos destes.

3 Perturbação ou Disfunção Dismórfica Corporal

A foto do Michael Jackson, antes e depois (de várias cirurgias) está aqui em cima por uma boa razão. Podem não acreditar, mas na verdade ele é doente. Sim, da cabeça também, mas isto é muito mais complicado. A disfunção dismórfica corporal está ligada, mais uma vez, à forma como nos vemos. Em específico, à forma como estes doentes exageram em pequenos defeitos que tenham no corpo, ou até como acreditam ter um defeito que efectivamente não têm. Para eles, a melhor forma de lidar com os seus defeitos, é submeterem-se a operações cirúrgicas de estética, umas atrás das outras. Acredito que o homem em cima, continua insatisfeito. É isso que os distingue de outros pacientes das clínicas de estética. Jamais estarão satisfeitos. Alguns clínicos afirmam que esta dependência em operações plásticas pode ter origens biológica, psicológica e , até mesmo, conjunturais (da sociedade onde se inserem).

4 Pagofagia
Pagofagia é uma necessidade obcessiva em consumir gelo, sendo por isso uma variante da pica (desordem alimentar que leva ao consumo obcessivo de produtos pouco nutritivos como gelo, terra, papel, carvão, giz, cinzas, etc). Estudos científicos mostram que a pagofagia pode ser sinal que um baixo nível de ferro, pelo que, normalmente este disturbio se verifica em pessoas anémicas. Ainda uma teoria em desenvolvimento, sabe-se que uma deficiência grave de ferro provoca alterações na mucosa esofágica e pensa-se que líquidos gelados, de alguma forma, acalma o desconforto esofágico. Perceberam? Enfim, se tiverem a mania de comer gelo, é muito provável que tenham deficiência severa de ferro, ou seja, anemia.

5 Funeral
Sim, sim, está bem escrito. Existem pessoas obcecadas em funerais. É raro, mas aparentemente existe. E um exemplo próximo é o brasileiro Luis Squarisi, 42 anos, de Batatais. Este senhor, esteve presente em todos os funerais da sua cidade nos últimos 20 anos, e, para isso, deixou o emprego. Logo de manhã, liga o rádio para saber se morreu alguem. Se não ouverem notícias nesse sentido, ele liga para os hospitais e funerárias da zona. O incrível é que as próprias funerárias não querem que o Luis faça terapia, porque já toda a gente o expera ver nos "seus" funerais.

6 Geofagia
Esta é outra variante da pica, e como o próprio nome indica, trata-se do consumo obcessivo de terra ou lama. Exacto. Há quem o faça. Pelo menos o gelo é só água... A verdade é que para nós pode parecer estranho, mas comer lama é muito comum no Oriente, principalmente em sociedades ainda primitivas e economicamente menos afortunadas, na tentativa de compensar as suas dietas pobres em minerais. No entanto, esta obcessão está muitas vezes associada a pessoas doentes mentais ou, simplesmente, doidas. Por outro lado, por exemplo, no Haiti, comer tarte de lama é uma prática diária. Felizmente para nós, a tarte, que é comercializada nos mercados locais, ainda não teve autorização para ser exportada.

7 Branqueamento de dentes
Ao que parece, existem pessoas (e por acaso lembro-me de ver uma delas no programa da Oprah há uns tempos atrás) que não conseguem deixar de branquear os dentes, seja a esfregá-los, seja simplesmente com produtos ou com idas ao dentista. Estas pessoas têm aumentado em número e aplicou-se recentemente este conceito de obcessão ou dependência a este fenómeno. Claro que, se por um lado ficamos com um sorriso mais bonito, por outro pode causar problemas de sensibilidade dentária e irritação das gengivas.

Fontes: wikipédia, Oddee, outros.

Etiquetas: , , ,

free statistics