10 Lugares Míticos Onde Quererias Viver
10 Valhalla
Razão para viver aqui: viver ao lado de deuses e outros heróis.Situava-se em Asgard, o reino dos deuses nórdicos, onde Odin se impunha. Seria para aqui que os guerreiros vikings viriam depois de morrerem em batalha. Chegados ao reino, integrariam o exército de Odin para defenderem o castelo. No fim, eram recompensados com refeições dignas de deuses e orgias pela noite dentro com as valquírias, filhas de Odin.
9 Camelot
Razão para viver aqui: Um dos reis mais conhecidos, Artur, terá reinado a partir daqui.Quem nunca ouviu falar do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, da Grã-Bretanha? Durante um reinado magnífico de Artur, onde vigorou a paz e a justiça, teria sido aqui que os cavaleiros se teriam comprometido a encontrar o Cálice Sagrado. Ah, e quem não gosta de um belo Lancelot (seja um Richard Gere ou um Ioan Gruffudd) ou de uma bonita Guinevere?
8 Utopia
Razão para viver aqui: sistema socio-político-legal perfeitoUtopia é uma ilha imaginada por Thomas More, no séc. XVI, localizada no Oceano Atlântico, onde vigorava a sociedade ideal. Depois do livro ter sido escrito, utopia passou a ser um termo de ideal irrealizavel, perfeição impossivel, fantasia.
7 Avalon
Razão para viver aqui: se boa o suficiente para Jesus, também o é para nós.Localizada algures nas ilhas britânicas (a maioria das versões concorda com Glastonbury), terá sido aqui que a Excalibur foi forjada e onde o Rei Artur encontrou a paz eterna. Era conhecida como sendo uma das Ilhas Afortunadas, nomeadamente em maçãs. Além disso, numa das muitos versões controversas, Jesus, depois de ter "morrido e ressuscitado" terá vindo fazer uma visita à cidade. Se é bom para Ele, porque não para nós?
6 Beimeni
Razão para viver aqui: não se envelhece.Na prática, este não é um lugar propriamente mítico, porque parece que é consenso geral que se localiza na ilha de Bimini, nas Bahamas. E também não é totalmente falso que não se envelhece. Ao que parece, há uns anos atrás, uns séculos, vá!, Juan Ponce de León, na sua procura pela Fonte de Juventude, encontrou este lugar e a verdade é que, pela qualidade da água, pelos minerais da água, ela parece realmente ter alguns poderes curativos, não que isso se note no povo de Bimini (pelo menos à vista desarmada). Poderão encontrar uma pequena fonte, com uma placa identificativa, na estrada que leva ao Aeoroporto. Mais não sei dizer.
5 El Dorado
Razão para viver aqui: muito, muito ouro.Na verdade, o que originou toda a lenda de El Dorado não tem muito, muito ouro. Tudo começou com o chefe tribal de Muíscas, uma tribo que ainda hoje se pode encontrar na Colômbia, no meio dos Andes. Terá sido por aí, que um espanhol, Jiménez de Quesada, encontrou o homem que se pintava com pó de ouro. De um único homem, para uma cidade inteira revestida de ouro, foi um pulo pequeno mas que vincou durante toda a colonização sul-americana. Ainda hoje, esta "cidade" é procurada por muitos, sendo um dos muitos Santos Grais que andam por aí. Também não seria de esperar menos, uma vez que a lenda conta que esta cidade proporcionava qualquer coisa que quiséssemos. Nunca sairíamos insatisfeitos da cidade.
4 Ys
Razão para viver aqui: orgias.Ys foi uma das cidades mais bonitas e impressionantes, construída abaixo do nível das águas, por Gradlon, Rei da Cornualha, para a sua filha Dahut que adorava o mar. Acontece que Dahut era muito marota e introduziu as festas e orgias na cultura do povo (e era também diabólica, porque de manhã, matava os amantes, mas isso era problema vosso, rapazes). Com as suas atitudes, a princesa irritou os deuses que provocaram uma tempestade, um maremoto que terá engolido a cidade. Existe uma lenda francesa que diz que quando Paris for engolida pela água, Ys voltará a emergir.
3 Shangri-La
Razão para viver aqui: felicidade eternaShangri-La não se pode chamar de mítica, é ficcional. Foi descrita por James Hilton, em Lost Horizon uns anos antes da 2ª Grande Guerra. Criou tanto furor que Hitler chegou a mandar uma expedição à sua procura. Esta cidade parece se basear na cidade, esta sim, mítica, de Shambhala, conhecida na tradição budista como centro de irradiação da bem-aventurança e residência dos sábios e de Kuan Yin, a divindade budista da mericórdia. Tal como Shambhala, Shangri-La é uma cidade "fonte de felicidade" e de quase imortalidade, onde se pode atingir uma idade superior a uma esperança média de vida normal, e estará perdida algures num vale dos Himalaias.
2 Éden
Razão para viver aqui: não se fazia nada, comia-se e andavam nus.Bem toda a gente conhece o que a Bíblia diz sobre o jardim do Éden, incluindo os que não a lêem. Um lugar onde todas as espécies conviviam em harmonia, onde Adão e Eva podiam fazer o que quisessem, excepto comer da Árvore do Conhecimento e, ups!, o que fizeram eles? Comeram o fruto proíbido. Eles são os culpados, em última análise, da moda. Mas, enfim, até serem expulsos, este teria sido um paraíso que muitos acreditam que realmente existiu, possivelmente na antiga Mesopotâmia, actual Iraque.
1 Atlântida
Razão para aqui viver: há quem creia que a sua localização seja nos Açores.A Atlântida foi primeiramente descrita por Platão. E nesta descrição vou alargar-me um pouco mais, pois não é todos os dias que se ouve dizer que Atlântida, o continente perdido, deu origem aos Açores. Para chegar mais perto da sua amada que vivia em terra, Poseidon, deus dos mares, construiu canais e fossos com água, lagos e riachos, que por sua vez tornaram a terra fértil e rica em minerais, como ouro, prata, estanho e até um metal único de Atlântica, mais belo que o próprio ouro, a que Platão chamou oricalco, rica em marfim, madeiras tidas como preciosas, minas de todos os metais, animais. Esta era uma ilha do tamanho de um continente pequeno. Ao que parece, Poseidon teve dez filhos, pelo que dividiu a ilha em dez principados, encabeçados pelo filho mais velho Atlas, que governaria também o oceano, daí o nome Oceano Atlântico. Ora, uma terra assim era cobiçada por muitos. Por isso, Poseidon mantinha o seu exército em constantes treinos. As defesas correram tão bem, que os atlantes tornaram-se orgulhosos, vaidosos e gananciosos. Poseidon não gostou, convocou um concílio dos deuses e preparou um castigo exemplar. Assim, depois de uma série de terramotos, a terra foi engolida ainda pelo mar. Haviam nove montanhas que por serem tão altas não submergiram por completo. O que ficou por cima do nível das águas deu origem às nove ilhas dos Açores. Tirando esta versão, as localizações possíveis e mais prováveis (no mínimo da cidade na qual a lenda se baseou) encontram-se no Mar Mediterrâneo, um pouco por toda a parte.
Fontes: List Universe, Wikipedia (inglês e português), outras fontes.
Etiquetas: animais, crime, economia, fantasia, geografia, guerra, mais e melhor, mistério, pecados mortais, religião, rir, saúde, sorrir, top
0 comments:
Enviar um comentário
<< Home