terça-feira, setembro 30, 2008

Os 10 Buracos Mais Fantásticos na Terra

10 Chuquicamata, Chile
Chuquicamata é uma mina de cobre ao ar livre. Apesar de não ser a maior mina de cobre do mundo, é a que mais produziu até hoje. A mina tem uma profundidade de 850 m.

9 Udachnaya Pipe, Russia
É uma mina de diamantes. Os donos da mina planeiam terminar as operações em 2010, e foi descoberta em 1955. Tem 600 m de profundidade.

8 Cratera, Guatemala
Em 2007, uma cratera de 300 m engoliu uma dúzia de casa, matando 2 pessoas e conduzindo à evacuação de centenas de pessoas. A cratera foi causada por chuvas, adicionadas ao forte fluxo dos esgotos subterraneos.

7 Mina de Diavik, Canadá
A mina, aberta em 2003, produz 8 milhões de quilates ou cerca de 1,600 kg de diamantes anualmente.

6 Mirny, Sibéria
A mina de diamantes de Mirny tem uma profundidade de 525 m e um diâmetro de 1 200 m. Foi a primeira, e a maior, mina de diamentes da URSS. Actualmente, está abandonada. Enquanto esteve operacional, os camiões precisavam de conduzir em círculos durante duas horas para chegar ao fundo. Imaginem quando vinham para cima, carregados.

5 Grande Buraco Azul, Belize
Este buraco é uma cratera subaquática na costa de Belize. O buraco tem um diâmetro de 305 m e 122 m de profundidade. Este buraco de calcário foi formado durante a última idade do gelo.

4 Bingham Canyon, Utah
É uma mina de cobre localizada nas montanhas de Oquirrh, no Utah. A mina tem uma profundidade de 1,2 km, 4 km de largura.

3 Represa de Monticello, California, EUA
A represa de Monticello é muito conhecida pelo seu Glory Hole (buraco da glória). Este é uma larga cuba de escoamento de águas com uma taxa de 1370 metros cúbicos por segundo.

2 Kimberley, África do Sul
A mina de diamantes de Kimberley (também conhecida como o Grande Buraco) disputa com outras o título da maior excavação feita pelo homem. Desde 1866 até 1914, 50 000 mineiros escavaram a mina com pás e picaretas, produzindo 2,722 kg de diamantes. Têm sido feitas tentativas de a incluir no Património Mundial da Humanidade.

1 Darvaza, Turquemenistão
Em 1971, os geólogos descobriram aqui um enorme depósito de gás natural. Enquanto se escavava o buraco, a plataforma de perfuração ruiu deixando um enome buraco. Para prevenir a fuga eventual de gases venenosos, deitou-se fogo ao buraco. E continua a arder até hoje, sem nunca ter mostrado sinais de abrandar. Podem ver em baixo um vídeo deste lugar.

De dia...


... e de noite.


Fonte: The List Universe

Etiquetas: ,

segunda-feira, setembro 29, 2008

As 10 Construções Mais Escandalosas no Dubai

10 Hydropolis - hotel

9 Burj Dubai - Monumento mais alto do mundo

8 Dubai Sports City - Complexo desportivo

7 Dubailand - Parque temático

6 Burj Al Alam - escritórios, hotel

5 Al Majtoum Internacional Airport - aeroporto

4 Falconcity of Wonders - 7 novas e antigas maravilhas do mundo

3 Mall of Arabia - centro comercial, hotel

2 Business Bay - centro de negócios

1 The World Islands - arquipélagos, terrenos particulares
Fonte: Askmen

Etiquetas: ,

Vida no Campo

Etiquetas:

domingo, setembro 28, 2008

Gato Manhoso

Etiquetas:

Quando Viste o Teu Pai Pela Última Vez?



Entre pai e filho há sempre uma história para ser contada. Um pai e um filho. O passado e o presente. Memórias e segredos. Será possível conhecer alguém, uma vida inteira … e afinal não o conhecer de todo? A vida de um pai. Através da jornada de um filho. Arthur Morrison (Jim Broadbent) e a sua mulher Kim (Juliet Stevenson) são médicos de clínica geral no mesmo consultório no centro de Yorkshire Dales. Têm duas crianças, Gillian (Claire Skinner) e Blake (Colin Firth), o mais velho, na perspectiva de quem a história é contada. Blake tem 40 anos, é casado e tem dois filhos. Um autor estabelecido que tem de enfrentar o facto de o seu pai ser um doente em fase terminal. Aqui a essência da relação entre pai e filho é expressada através de flashbacks durante a adolescência de Blake – umas férias de família, uma atrapalhada ligação amorosa com a ama – em que o desajeitado e introvertido Blake é constantemente esmagado pelas atitudes atiradiças do seu Pai e pela sua necessidade de ser o centro das atenções. Também existem memórias felizes e ternas. Mas quando ele e a sua família são confrontados com a realidade do cancro de Arthur, Blake é forçado a reconciliar-se com o passado…(Lusomundo)
Estreia 2 de Outubro

Etiquetas:

Destruir Depois de Ler



Um ex-agente da CIA (John Malkovich) decide escrever as suas memórias documentando segredos do governo, após ter sido despedido. A sua ex-mulher (Tilda Swinton) decide, durante as partilhas do divórcio, roubar-lhe o disco que contém o único exemplar do manuscrito. Por engano, esse disco cai nas mãos de dois empregados sem escrúpulos que trabalham num ginásio (Brad Pitt e Frances McDormand) e que tencionam explorar ao máximo a sua descoberta, vendendo a informação de forma a poder pagar uma cirurgia plástica. A CIA envia um agente (George Clooney) para resolver o assunto custe o que custar. (Lusomundo)
Estreia 2 de Outubro

Etiquetas: ,

Cleaner - Nome de Código: Limpeza



Jake, um tipo aparentemente banal, acorda num quarto de hotel com um galo na cabeça e ao lado de um cadáver e de uma mala com 250.000 dólares. Para agravar a situação, Jake não se lembra como foi ali parar nem de quem é. A bela e misteriosa Diane entra em cena, afirmando ser a sua esposa, levando-o para uma magnífica mansão que diz ser dele. Quando Jake descobre que Diane está a tentar drogá-lo, para lhe sacar informações, consegue escapar, refugiando-se num restaurante e dá de caras com Gina, uma empregada que diz ser sua namorada. Gina diz-lhe que ele é na realidade um técnico de manutenção de um fabricante de jogos de vídeo, mas Jake está convencido que é na verdade um agente da CIA sob disfarce – com o nome de código: Limpeza – e vai fazer tudo para o provar. (Cineteka)
Estreia 2 de Outubro

Etiquetas: ,

A Promessa



Na China antiga, uma criança miserável é amaldiçoada e destinada a nunca encontrar o verdadeiro amor. Quando cresce, torna-se concubina real e os seus muitos encantos seduzem três homens: um escravo, que promete fazer de tudo para libertá-la da maldição, um duque e um general, envolvidos em conflitos políticos. (Lusomundo)
Estreia 2 de Outubro

Etiquetas:

Yella



Yella decide deixar a sua cidade natal por um emprego prometedor e uma nova vida. Abandonou o seu casamento falhado e deixou para trás sonhos partidos. Nada a pode parar. Nem um estranho acidente com o psicótico ex-marido, no dia da sua partida. Depois de um humilhante contratempo profissional, o rumo da bonita Yella muda quando o jovem empresário Philipp arrisca contratá-la para sua assistente. Embora sem experiência, as coincidências dão uma mãozinha a Yella, que descobre o jeito para o negócio. As negociações tornam-se num jogo emocionante no qual a sua beleza e nervos de aço são virtudes de calibre. Yella vê um potencial futuro com Philipp. Ele é sério, determinado, e as suas metas poderão tornar-se em projectos comuns. Parece que a ambiciosa Yella pode finalmente conseguir tudo o que sempre quis… Mas estranhos acontecimentos e sons perseguem-na. Verdades do seu passado vêm assombrá-la. A sua nova vida pode ser boa demais para ser real. (Moo)
Estreia 02 de Outubro

Etiquetas:

sábado, setembro 27, 2008

Graffiti de luzes

Esta é uma nova modalidade de pintura ou de graffiti. Pensada no Japão, começa aos poucos a difundir-se por todo o mundo.

Making of do filme


O filme

Etiquetas: ,

Pânico na Autoestrada

Tudo começa com duas mulheres, irmãs gémeas, suecas, a atravessarem a pé uma autoestrada inglesa. A polícia é chamada a intervir. E enquanto se tenta perceber o que se passou, elas passam-se da cabeça. Uma delas, a de vermelho, chega a estar inconsciente, mas derrepente a adrelanina entra em acção. No fim, são precisos 6 pessoas, das quais algumas são civis, para a "acalmar", para a prenderem. Note-se que ela continua a gritar para que chamem a polícia. Ela está num estado tal, que não se apercebe que eles são a polícia! O que se passa na cabeça das pessoas?

Etiquetas:

David Blane e o seu Mergulho para a Morte



Ora bem, depois de uma publicidade destas e conhecendo um pouco de David Blane, no Central Park juntaram-se algumas centenas de pessoas para assistir ao Mergulho para a Morte. Este homem já se tornou... ou já se tinha tornado conhecido pelas suas aparições. Mas esta era uma daquelas que era desnecessária, principalmente quando era suposto desaparecer. Era suposto desaparecer e ele ficou no ar pendurado a balões pretos? Era isto que se esperava de um homem daqueles. Bem, David Blane, aí está. Prestem atenção, porque ele vê-se, assim como os balões, quando são disparados os flashes.

Etiquetas:

sexta-feira, setembro 26, 2008

Circuito de Singapura

Disseram-me que em vez de publicar este post, devia publicar outro qualquer sobre os acidentes, nomeadamente mortais, na Fórmula 1. Pois, talvez. Eu também nem gosto muito disto. Quer dizer, são só carros a serem conduzidos depressa, depressa demais (até para mim que gostava de velocidade até ter sido multada por ir a 72 km/h - lol). Não percebo qual o tipo de desporto onde esta modalidade se inclui. Mas compreendo que existam pessoas que gostem. É para elas, e até mesmo um pouco para mim, que publico este vídeo. O circuito de Singapura. O vídeo tem imagens que me fazem querer ver, espero eu, nem que sejam cinco minutos da primeira corrida nocturna da história da Fórmula 1, no próximo domingo. Noite, chuva e luta até ao fim, é o que se espera nesta corrida. Veremos se Hamilton consegue manter-se na liderança, se Massa consegue transformar o seu ponto de desvantagem em vantagem, ou se qualquer outro se adapta melhor do que estes dois à chuva e às próprias luzes da noite reflectidas por aquela no asfalto.

Etiquetas:

Breakdancing

Alguns de vocês já ouviram falar com certeza disto. Todos os anos realiza-se o Red Bull BC One, uma batalha de breakdancing, um para um, entre os melhores do mundo. Este ano o Red Bull BC One vai-se realizar em Paris, a 5 de Novembro.
Entretanto deixo-vos o vídeo da final do ano passado que se realizou em Johannesburg, África do Sul, entre Roxrite e Ronnie.



Para saber mais, vai a Red Bull BC One.

Etiquetas: ,

quinta-feira, setembro 25, 2008

10 Fenómenos da Mente

1. Déjà Vu
Déjà vu é a sensação de ter a certeza de já ter experienciado ou visto uma nova situação antes - sentes-te como se a experiência já tivesse acontecido ou estar a repetir-se. A sensação é normalmente acompanhada por outras mais fortes de familiaridade mas arrepiantes, estranhas e esquisitas. A "anterior" experiência é usualmente atribuída a um sonho, mas, por vezes, existe um sentimento de certeza de o acontecimento já ter ocorrido verdadeiramente no passado. Já me aconteceu muitas vezes.

2. Déjà Vécu
Déjà vécu é o que muitas pessoas experienciam mas confundem com déjà vu. Déjà vu é a sensação de já ter visto algo antes, enquanto que déjè vécu é a sensação de já ter visto um acontecimento antes, mas em maior detalhe - tal como reconhecer cheiros e sons. É também usualmente acompanhado por um forte sentimento de saber o que acontece a seguir. É uma sensação muito estranha e enexplicável. Também acho que já tive destas experiências.

3. Déjà Visité
Déjà visité é uma experiência menos comum e involve um misterioso conhecimento de um lugar novo. Por exemplo, podes conhecer as redondezas de um lugar ou a sua paisagem sem nunca a teres visto antes, e saberes que é impossível tu teres esse conhecimento. Déjà visité é acerca de relações espaciais e geográficas, enquanto que déjà vécu é sobre ocorrências temporais.

4. Déjà Senti
Déjà senti é o fenómeno de já ter sentido antes alguma coisa. Esta sensação é exclusivamente mental e raramente se mantém na tua memória após ter acontecido. Nas palavras de quem já experiênciou este fenómeno: "O que está a ocupar a atenção é o que já ocupou antes, que é realmente familiar, mas que foi esquecida durante um tempo, e agora foi recuperada com um ligeiro sentimento de satisfação por já ter sido procurado antes. A lembrança é normalmente catalizada pela voz de outra pessoa, ou por pensamentos verbalizados da própria pessoa, ou por algo que se esteja a ler e falar; e acho que durante essa sensação, costumo dizer frases de simples reconhecimento tal como "oh sim - estou a ver", "claro - eu lembro-me disto", etc, mas um minuto ou dois depois não consigo lembrar-me nem do que disse nem do que deu origem à lembrança. Só é suficientemente forte se aquilo que eu senti acontecer sob as mesmas condições anormais." Pode-se dizer que é a sensação de ter acabdo de falar, mas compreender que, de facto, não disseste uma única palavra. Já passei por isto uma ou duas vezes.

5. Jamais Vu
Jamais vu descreve uma situação que devia ser familiar mas que não é reconhecida. É considerada normalmente o oposto do déjà vu e envolve uma sensação de estranheza. O observador não reconhece a situação apesar de saber racionalmente de já ter passado por algo parecido. É o que acontece quando uma pessoa não reconhece, momentaneamente, outra pessoa, uma palavra ou um lugar que eles conhecem. Chris Moulin, da Universidade de Leeds, pediu a 92 voluntários para escrever a palavra "porta" 30 vezes em 1 minuto. Observou que 68% das pessoas mostraram sinais de jamais vu, tal como começar a duvidar da palavra "porta" ser real. O professor acredita que jamais vu é um sintoma de fatiga do cérebro.

6. Presque vu
Presque vu é muito semelhante à sensação da "ponta da língua" ou "debaixo da língua" - é uma sensação forte de que estás prestes a ter uma epifania - mas a epifania raramente vem. Como quando tens a resposta na ponta da língua e parece que a vais dizer a qualquer instante, mas a resposta continua a fugir-te. Presque vu significa mesmo quase visto. É uma sensação que pode ser muito desorientadora e distractiva. Sim, também já me aconteceu. O que acontece é que já é tão normal comigo, que simplesmente desisto e peço ajuda para me lembrar.

7. L'esprit de l'escalier
L'esprit de l'escalier é a sensação de lembrar-se de algo tarde demais. A frase pode ser usada para descrever quando a resposta a um insulto ou qualquer comentário esperto ou espirituoso vem à cabeça tarde demais, depois de o nosso alvo já estar a sair de cena. É um fenómeno acompanhado por um sentimento de arrependimento de não ter pensado na resposta ou no acto quando era mais precisa.

8. Síndrome de Capgras
A síndrome de Capgras é um fenómeno no qual uma pessoa acredita que um amigo chegado ou mesmo um familiar foi substituido por um impostor de aparência idêntica. Isto pode estar relacionado com a crença antiga de que os bebés eram roubados e trocados por mutantes ou outros seres no folclore medieval, tal como com a crença moderna de que os extraterrestres tomam os corpos dos terrestres para viver entre nós por razões inexplicáveis. Esta síndrome, ou delírio, é mais comum entre pessoas com esquizofrenia, mas pode ser associada a outra doenças.

9. Síndrome de Fregoli
A ilusão de Fregoli é um fenómeno cerebral raro o qual leva uma pessoa a acreditar que pessoas diferentes são, na verdade, a mesma mas com diferentes disfarces. É muitas vezes associado a paranoia e com a crença de que a pessoa disfarçada persegue a pessoa que sofre da ilusão. O nome desta síndrome vem de um actor italiano, Leopoldo Fregoli, que ficou conhecido por fazer rápidas mudanças de aparência durante o seu acto em palco.

10. Prosopagnosia
Prosopagnosia é uma desordem que leva uma pessoa a ser incapaz de reconhecer caras ou objectos que deveria conhecer. Estas pessoas costumam usar as outras sensações para reconhecer pessoas - tal como o perfume da pessoa, a forma ou estilo de cabelo, a voz, ou mesmo o seu andar.

Fonte: The List Universe

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 24, 2008

Quando a Adopção se Torna Obsessão

Etiquetas:

Oktoberfest

Fatos tradicionais da Oktoberfest

A Oktoberfest é uma festa/feira de duas semanas (mais ou menos), que se realiza todos os anos em Munique, Baviera, Alemanha, a começar no final de Setembro, normalmente, até ao primeiro domingo de Outubro, desde que apanhe o dia 3 (isto porque é feriado nacional, o dia da reunificação da Alemanha).
É um dos eventos mais famosos do país e até mesmo do mundo, atraindo anualmente cerca de 6 milhões de pessoas. É também um dos mais importantes da cultura bávara. Com o sucesso que tem tido e com a deslocação dos alemães um pouco para todo o mundo, aos poucos foram surgindo outras Oktoberfests, desde a Argentina, passando pelos EUA, Brasil, Hong Kong, Itália, até mesmo no Vietname.
Originalmente, a Oktoberfest de Munique, que surgiu em 1810, longe da actual multidão de pessoas, das enormes canecas de cerveja e do parque de diversões, não passou da celebração do casamento de Luís I da Baviera com a princesa Teresa de Saxe-Hildberghaussen, da qual os campos onde o festival decorre, e que se mantêm os mesmos desde então, receberam o nome. Uma celebração que contava com a presença de todos os habitantes de Munique e cujo ponto alto era uma corrida de cavalos. A verdade é que a festa teve um tal sucesso que se marcou nova reunião para o Outono seguinte, e assim nasceu a tradição.

Theresienwiese, campo do festa

Actualmente, a atracção principal é a cerveja, com um grau que ronda os 5-6% e é fornecida por 6 cervejeiras, conhecidas como as Seis Grandes: Sapten, Löwenbräu, Augustiner, Hofbräu, Paulaner e Hacker Pschorr.



Os visitantes também podem desfrutar de muita comida, como as tradicionais salsichas Wurst, a galinha Hendl ou até mesmo a especialidade bávara Obatzda (um prato de queijos, amanteigado, picante e gordo), entre outros.

Obatzda

Alguns números de 2007 (aproximados):
Área: 103 80 acres
Lugares sentados: 100 000
Visitantes: 6,2 milhões
Cerveja: 70 mil hl (1,3 hl cerveja sem álcool incluída)
Vinho: 80 l
Café e chá: 223 l
Água, limonada e sumos: 910 l
Galinha: 522 unidades
Salsichas porco: 142 pares
Peixe: 39 kg
Vaca: 104 unidades
Electricidade: 2,8 milhões kW/h
Gás: 205 000 m^3
Água: 90 000 m^3
Lixo: 678 t
Casas de banho: 980 completas, 878 urinóis, 17 para deficientes
Cabines telefónicas: 83
Items perdidos: 4000, dos quais 260 pares de óculos, 200 telemóveis, 1 aliança e 2 muletas.


Este ano o festival realiza-se entre 20 de Setembro e 05 de Outubro. Já só têm 11 dias.


Fonte: wikipedia (versão portuguesa e inglesa) e página oficial da Oktoberfest de Munique.

Já este ano...

Etiquetas:

terça-feira, setembro 23, 2008

Morte de Um Presidente



E se George W. Bush morresse? Um filme dramático e inovador em estilo de documentário passado um ano após a morte do actual presidente norte-americano, George W. Bush. Estamos a 19 de Outubro de 2007. George W. Bush está no aeroporto de Chicago. O presidente veio à cidade para fazer um discurso perante uma plateia de empresários locais. Uma manifestação anti-guerra foi organizada em Chicago para marcar a sua visita e por isso o nível de segurança foi aumentado. A ideia é que o presidente discurse, volte para o aeroporto e siga para Washington ainda durante a tarde. Na cidade, o comandante Greg Turner, o Primeiro Deputado do Departamento da Polícia de Chicago está perturbado com a presença de vários grupos subversivos que se movimentam entre os manifestantes. À medida que a comitiva do Presidente vai passando, os ânimos alteram-se e vão irrompendo manifestações de violência... (Lusomundo)
Estreia 25 de Setembro

Etiquetas:

Filhos e Enteados



Podem ter crescido mas ainda são umas crianças. Na comédia «Filhos e Enteados», Will Ferrel interpreta Brennan Huff, um adulto de 39 anos que vive com a sua mãe, Nancy (Mary Steenburgen) e que apenas trabalha quando lhe apetece. John C. Reilly é Dale Doback, um desempregado de 40 anos que vive com o seu pai, Robert (Richard Jenkins). Quando Robert e Nancy se casam e vão viver juntos, Brennan e Dale são forçados a conviverem como irmãos. Devido ao seu narcisismo e preguiça, a família separa-se, na exacta altura em que os dois já começavam a gostar da sua nova vida. Assim, Brennan e Dale elaboram um plano para voltar a juntar os seus pais. Para tal, eles criam um laço de amizade muito forte que talvez os leve finalmente a sair de casa... (Lusomundo)
Estreia 25 de Setembro

Etiquetas:

Espelhos



Ben Carson (Kiefer Sutherland) já viu melhores dias. Já faz quase um ano que este ex-polícia instável foi suspenso por ter disparado fatalmente sobre outro polícia. Um acidente que não só lhe custou o trabalho, como contribuiu para o alcoolismo, causando o afastamento da sua esposa e filhos e levando-o a mudar-se para casa da sua irmã. Desesperado por voltar a endireitar a sua vida e unir novamente a sua família, Carson aceita um trabalho como segurança nocturno nas ruínas de um armazém destruído por um incêndio gigantesco que ceifou inúmeras vidas inocentes. Enquanto Carson patrulha os escombros queimados e misteriosos do armazém, ele começa a aperceber-se de algo sinistro acerca dos espelhos que adornam as paredes do espaço. Reflectidas na superfície brilhante estão imagens horríveis que o paralisam. Para além de reflectirem imagens chocantes do passado, os espelhos parecem estar a manipular também a realidade. Quando Carson vê o seu próprio reflexo a ser torturado, ele sofre os efeitos psicológicos das suas visões fragmentadas... (Cinema PTGate)
(Estreia 25 de Setembro)

Etiquetas:

Mal Nascida



Lúcia é uma mal nascida, uma mal amada é a eterna viúva do seu pai. Um grito antes de ser um corpo, enlouquecida, maltratada e humilhada, sobrevive enlutada com a lembrança do crime e da traição da mãe, grita a sua dor inconsolável para não dar descanso nem paz aos assassinos do pai. Vive na esperança desesperada do regresso do irmão para cumprir a promessa de vingar o sangue do pai. (Cinema PTGate)
Estreia 25 de Setembro

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 22, 2008

Jamie & Serena

Não sei se já alguma vez tive a oportunidade de dizer que adoro este homem. Ele é cantor, actor, comediante,... Ele faz-me rir. Se me perguntarem qual a receita para ser distraída de um mau dia, para se roubar um sorriso, Jamie Foxx é a solução.

Etiquetas: ,

Liberta-te, Relaxa

Etiquetas: ,

Arte no Pé

Etiquetas:

Atrevida

Etiquetas: ,

Fuga Canina

Etiquetas:

Canguru

Tal como é dito no vídeo, não tentem fazer isto à polícia. E mesmo às outras pessoas é um pouco mau... Lol



N'importe quoi, n'importe qui

Etiquetas: ,

quinta-feira, setembro 18, 2008

Portugal de Regresso de Pequim Paraolímpico

É nisto que somos bons.

Queria ter publicado isto há mais tempo, mas a pesquisa foi dura, não em termos de encontrar informações dos resultados (para isso bastava ir à página oficial), mas por causa dos vários graus de deficiência. Portanto a parte da pesquisa foi muito seca e demorou um pouco (até porque eu não faço só isto, apesar de parecer). Mais uma vez, e porque eu vou tratar os paraolímpicos de igual forma como tratei os olímpicos, podiamos ter trazido mais medalhas, mas as que vieram são bem recebidas, e bem merecidas. Mas, não esquecer, que sem mais medalhas, temos outros bons resultados. Temos atletas dentro de tops 10, e não esqueçamos que estamos a falar de um top 10 mundial.

Resultados finais dos atletas portugueses e dos vencedores das suas provas:

Atletismo (13)
Alexandrino Silva T54 - Maratona T53/T54 (35º - 1:47.21 h, 29º em T54)
1º Kurt Fearnley T54 (Aus) - 1:23.17 h
2º Hiroki Sasahara T54 (Jap) - 1:23.17 h
3º Ernst van Dyk T54 (A. Sul) - 1:23.18 h

Carlos Ferreira T11 - Maratona T11-T12 (20º - 2:54.40 h, 4º em T11)
Jorge Pina T12 - Maratona T11-T12 (18º - 2:48.03 h, 16º em T12)
Gabriel Macchi T12 - Maratona T11-T12 (14º - 2:42.06 h, 13º em T12)
1º Qi Shun T12 (Chi) - 2:30.32 h (RM)
2º Elkin Serna T12 (Col) - 2:31. 16 h
3º Ildar Pomykalov T12 (Rus) - 2:33.27 h

Carlos Lopes T11 - 100 m T11 (13º - 11,82 s, 2º na eliminatória)
Firmino Baptista T11 - 100 m T11 (11º - 11,73 s, 3º na eliminatória)
1º Lucas Prado T11 (Bra) - 11,03 s (RM)
2º Jose Armando T11 (Ang) - 11,35 s
3º Tresor Makunda T11 (Fra) - 11,46 s

Carlos Lopes T11/Gabriel Potra P12, T12/Luís Gonçalves T12/Firmino Baptista T11 - 4x100 m T11-T13 (Desclassificados)
1ºs Xiangkun Liu T11/Qiang Li T12/Yuqing Yang T12/Yansong Li T12 (Chi) - 42,75 s (RM)
2ºs Yoldani Silva T12/Ricardo Santana T12/Oduver Daza F12/Fernando Ferrer T11 (Ven) - 43,55 s
3ºs Tresor Makunda T11/Pasquale Gallo T12/Stephane Bozzolo P12, F12/Ronan Pallier F12 (Fra) - 44,49 s

Firmino Baptista T11 - 200 m T11 (6º - 24,13 s, 2º na final B)
1º Lucas Prado T11 (Bra) - 22,48 s (RM)
2º Jose Armando T11 (Ang) - 22,70 s
3º Arian Iznaga T11 (Cub) - 22,79 s

Gabriel Macchi T12 - 10 000 m T11-T12 (Desistiu)
1º Henry Kiprono Kirwa T12 (Que) - 31.42,97 m
2º Abderrahim Zhiou T12 (Tun) - 31.43,15 m
3º Odair Santos T12 (Bra) - 31.57,91 m

Gabriel Potra T12 - 200 m T12 (10º - 23,23 s, 4º na semifinal)
Luís Gonçalves T12 - 200 m T12 (9º - 22,83 s, 3º na semifinal)
1º Hilton Langenhoven T12 (A. Sul) - 21,94 s
2º Yansong Li T12 (Chi) - 22,21 s
3º Yuqing Yang T12 (Chi) - 22,39 s

Gabriel Potra P12 - Pentatlo (Desistiu)
1º Hilton Langenhoven P12 (A. Sul) - 3403 pontos
2º Thomas Ulbricht P12 (Ale) - 3178 pontos
3º Mahmoud Khaldi P12 (Tun) - 3149 pontos

Graça Fernandes T38 - 100 m T38 (9ª - 15,26 s, 4ª na eliminatória)
1ª Inna Dyachenko T38 (Ucr) - 13,43 s (RM)
2ª Sonia Mansour T38 (Tun) - 13,66 s
3ª Margarita Koptilova T38 (Rus) - 13,97 s

Graça Fernandes T38 - 200 m T38 (8ª - 31,38 s)
1ª Inna Dyachenko T38 (Ucr) - 27,81 s (RM)
2ª Sonia Mansour T38 (Tun) - 28,07 s
3ª Margarita Koptilova T38 (Rus) - 28,62 s

José Monteiro T46 - 800 m T46 (15º - 2.01,69 m, 6º na eliminatória)
1º Maran Awizen T46 (Pol) - 1.52,26 m (RM)
2º Samir Nouioua T46 (Alg) - 1.52,97 m
3º Abderrahman Ait Zhamouch T46 (Esp) - 1.53,68 m

José Monteiro T46 - 1500 m T46 (18º - 4.13,98 m, 9º na eliminatória)
1º Abraham Cheruiyot Tarbei T46 (Que) - 3.52,50 m (RM)
2º Abderrahman Ait Zhamouch T46 (Esp) - 3.53,46 m
3º Samir Nouioua T46 (Alg) - 3.53,63 m

Luis Gonçalves T12 - 400 m T12 (2º - 50,15 s)
1º Matthias Schroder T12 (Ale) - 49,45 s
3º Rza Osmanov T12 (Aze) - 50,20 s

Nuno Alves T11 - 1500 m T11 (8º - 4.21,41 m, 4º na eliminatória)
1º Zhen Zhang T11 (Chi) - 4.10,05 m
2º Samwel Mushai Kimani T11 (Que) - 4.11,76 m
3º Jason Dunkerley T11 (Can) - 4.12,53 m

Nuno Alves T11 - 5000 m T11 (Desistiu)
Ricardo Vale T11 - 5000 m T11 (5º - 16.32,49 m)
1º Zhen Zhang T11 (Chi) - 15.27,35 m
2º Francis Thuo Karanja T11 (Que) - 15.32,28 m
3º Henry Wanyoike T11 (Que) - 15.47,17 m

Odete Fiuza T12 - 800 m T13/T12 (7ª - 2.31,67 m, 5ª em T12, 4ª na eliminatória)
1ª Somaya Bousaid T13 (Tun) - 2.03,21 m
2ª Assia El'Hannouni T12 (Fra) - 2.04,96 m (RM em T12)
3ª Elena Pautova T12 (Rus) - 2.15,70 m

Odete Fiuza T12 - 1500 m T13/T12 (8ª - 5.03.51 m, 6ª em T12)
1ª Somaya Bousaid T13 (Tun) - 4:14.00 m
2ª Assia El'Hannouni T12 (Fra) - 6 4:19.20 (RM em T12)
3ª Elena Pautova T12 (Rus) - 3 4:32.91

Leitura de códigos (lol): F para "field" (campo), T para "track" (pista), P para pentatlo; F ou T 11-13 para deficientes visuais; F ou T 31-38 para deficientes com paralisia cerebral; F ou T 41-46 para amputados; T 51-54 para cadeiras de rodas de pista.

Boccia (9)
António Marques BC1 - Individual BC1 (2º)
João Paulo Fernandes BC1 - Individual BC1 (1º)
3º Gabriel Shelly BC1 (Irl)

Fernando Ferreira BC2 - Individual BC2 (eliminado nos Quartos-Final por Pablo Cortez (Arg))
Cristina Gonçalves BC2 - Individual BC2 (eliminada nos Quartos-Final por Hoi Ying Karen Kwok (Hkg))
1º Hoi Ying Karen Kwok BC2 (Hkg)
2º Nigel Murray BC2 (G-B)
3º Manuel Angel Martin BC2 (Esp)

António Marques BC1/João Paulo Fernandes BC1/Fernando Ferreira BC2/Cristina Gonçalves BC2 - Equipa BC1-BC2 (2ºs)
1ºs Dan Bentley BC2/Nigel Murray BC2/Zoe Robinson BC2/David Smith BC1 (G-B)
3ºs Francisco Javier Beltran BC1/Jose Vaquerizo BC1/Pedro Cordero BC2/Manuel Angel Martin BC2 (Esp)

Armando Costa BC3 - Individual BC3 (eliminado nos Quartos-Final por Mário Peixoto)
Eunice Raimundo BC3 - Individual BC3 (eliminada na fase de grupos)
Mário Peixoto BC3 - Individual BC3 (4º)
1º Keon-Woo Park BC3 (Cor)
2º Grigorios Polychronidis BC3 (Gre)
3º Ho-Won Jeong BC3 (Cor)

Armando Costa BC3/Eunice Raimundo BC3/Mário Peixoto BC3 - Equipa BC3 (3ºs)
1ºs Ho-Won Jeong BC3/Keon-Woo Park BC3/Bo-Mee Shin BC3 (Cor)
2ºs Santiago Pesquera BC3/Jose Manuel Rodriguez BC3/Yolanda Martin BC3 (Esp)

Bruno Valentim BC4 - Individual BC4 (eliminado na fase de grupos)
Fernando Pereira BC4 - Individual BC4 (eliminado nos Quartos-Final por Yuk Wing Leung (Hkg))
1º Dirceu Pinto BC4 (Bra)
2º Yuk Wing Leung BC4 (Hkg)
3º Eliseu Santos BC4 (Bra)

Bruno Valentim BC4/Fernando Pereira BC4 - Equipa BC4 (2ºs)
1ºs Dirceu Pinto BC4/Eliseu Santos BC4 (Bra)
3ºs Ladislav Kratina BC4/Radek Prochazka BC4 (R. Che)

Leitura de códigos: BC para boccia; BC1 para atletas que jogam a bola com a mão ou pé, podem competir com um assistente ao lado que estabilize ou ajuste a cadeira e dê a bola ao atleta; BC2 para atletas que jogam com a mão, não têm direito a assistente; BC3 para atletas com uma deficiência física grave, podem usar um aparelho como uma rampa para jogar a bola, podem também competir com um assistente; BC4 para atletas com deficiências físicas graves, não têm direito a assistente. Os assistentes devem manter-se sempre de costas para o court e nunca olhar para o jogo.

Ciclismo (1)
Augusto Pereira CP3 - Contra-relógio CP3 (7º - 43.43,02 m)
1º Javier Ochoa CP3 (Esp) - 37.26,47 m
2º Darren Kenny CP3 (G-B) - 37.38,42 m
3º Yong-Sik Jin (Cor) - 38.45,83 m

Augusto Pereira CP3 - Em Linha LC3/LC4/CP3 (22º - 1:49.37 h, 6º em CP3)
1º Darren Kenny CP3 (G-B) - 1:37.00 h
2º Javier Ochoa CP3 (Esp) - 1:37.02 h
3º Tomas Kvasnicka CP3 (R. Che) - 1:38.01 h

Leitura de códigos: CP para "cerebral palsy" (paralisia cerebral) e LC para deficiências motoras ; CP3 para atletas com paralisia cerebral em bicicleta; LC3 e LC4 para atletas com deficiência num só membro inferior ou nos dois, respectivamente, com ou sem deficiências nos membros superiores.

Equitação (1)
Sara Duarte grade II - Paradressage grau II (5ª - 66 336 pontos)
1ª Lauren Barwick grau II (Can) - 72 776 pontos
2ª Felicity Coulthard grau II (G-B) - 71 056 pontos
3ª Britta Naipel grau II (G-B) - 70 277 pontos

Leitura de códigos: grau II para atletas com paralisia cerebral, lesão na medúla e amputados com equilíbrio razoável e controle abdominal.

Natação (8)
David Grachat SM9 - 200 m Estilos SM9 (7º - 2.26,13 m)
1º Matthew Cowdrey SM9 (Aus) - 2.13,60 m (RM)
2º Andriy Kalyna SM9 (Ucr) - 2.17,21 m
3º Cody Bureau (EUA) - 2.20,21 m

David Grachat S9 - 50 m Livres S9 (9º - 26,77 s, 4º na eliminatória)
1º Matthew Cowdrey S9 (Aus) - 25,34 s (RM)
2º Zhi Guo S9 (Chi) - 25,51 s
3º Xiaoming Xiong S9 (Chi) - 25,60 s

David Grachat S9 - 100 m Livres S9 (6º - 57,55 s)
1º Matthew Cowdrey S9 (Aus) - 55,30 s
2º Zhi Guo S9 (Chi) - 56,13 s
3º Tamas Sors S9 (Hun) - 56,30 s

Diana Guimarães S5 - 50 m Costas S5 (12ª - 1.06,57 m, 6ª na eliminatória)
Simone Fragoso S5 - 50 m Costas S5 (11ª - 58,90 s, 7ª na eliminatória)
1ª Bela Hlavackova S5 (R. Che) - 41,03 s
2ª Maria Teresa Perales S5 (Esp) - 44,58 s
3ª Karina Lauridsen S5 (Din) - 45, 72 s

Diana Guimarães SB4 - 100 m Bruços SB4 (9ª - 2.22,77 m, 5ª na eliminatória)
1ª Bela Hlavackova SB4 (R. Che) - 1.55,55 m
2ª Inbal Pezaro SB4 (Isr) - 1.57,75 m
3ª Maria Teresa Perales SB4 (Esp) - 2.01,99 m

Joana Calado SB8 - 100 m Bruços SB8 (5ª - 1.28,53 m)
Leila Marques SB8 - 100 m Bruços SB8 (7ª - 1.30,11 m)
1ª Olesya Vladykina SB8 (Rus) - 1.20,58 m (RM)
2ª Paulina Wozniak SB8 (Pol) - 1.23,90 m
3ª Claire Castimore SB8 (G-B) - 1.25,60 m

Joana Calado SM9 - 200 m Estilos SM9 (12ª - 2.52,52 m, 7ª na eliminatória)
1ª Natalie du Toit SM9 (A. Sul) - 2.27,83 m (RM)
2ª Stephanie Dixon SM9 (Can) - 2.37,54 m
3ª Louise Watkin SM9 (G-B) - 2.40,31 m

João Martins S1 - 50 m Costas S1 (3º - 1.47,76 m)
1º Christos Tampaxis S1 (Gre) - 1.23,15 m
2º Andreas Katsaros S1 (Gre) - 1.44,53 m

Leila Marques S9 - 400 m Livres S9 (13ª - 5.10,30 m, 5ª na eliminatória)
1ª Natalie du Toit S9 (A. Sul) - 4.23,81 m (RM)
2ª Stephanie Dixon S9 (Can) - 4.39,73 m
3ª Ellie Cole S9 (Aus) - 4.40,60 m

Nelson Lopes S4 - 50 m Costas S4 (8º - 53,38 s, 5º na eliminatória)
1º Juan Reyes S4 (Mex) - 42,77 s
2º David Smetanine S4 (Fra) - 48,66 s
3º Huabin Zeng S4 (Chi) - 49,02 s

Nelson Lopes SM4 - 150 m Estilos SM4 (9º - 3.15,06 m, 6º na eliminatória)
1º Cameron Leslie SM4 (Nzl) - 2.33,57 m (RM)
2º Vicente Javier Torres SM4 (Esp) - 2.40,91 m
3º Takayuki Suzuki SM4 (Jap) - 2.41,11 m

Perpétua Vaza S3 - 50 m Livres S3 (9ª - 1.16,18 m, 5ª na aliminatória)
1ª Patrícia Vale S3 (Mex) - 57,05 s
2ª Pin Xiu Yip S3 (Sin) - 57,43 s
3ª Fran Williamson S3 (G-B) - 1.04,22 m

Perpétua Vaza S3 - 50 m Costas S3 (10ª - 1.21,95 m, 5ª na eliminatória)
1ª Pin Xiu Yip S3 (Sin) - 58,75 s
2ª Fran Williamson S3 (G-B) - 1.06,07 m
3ª Jiangho Xia S3 (Chi) - 1.07,97 m

Simone Fragoso S5 - 50 m Livres S5 (10ª - 45,69 s, 6ª na eliminatória)
1ª Maria Teresa Perales S5 (Esp) - 35,88 s (RM)
2ª Bela Hlavackova S5 (R. Che) - 37,12 s
3ª Olena Akopyan S5 (Ucr) - 37,53 s

Leitura de códigos: S para "swimming" (natação), SM para "swimming medley" (estilos) e SB para "swimming breaststroke" (bruços); S1-S10 para atletas com deficiências físicas, sendo a primeira aquela com maior gravidade e a S10 a classe com uma deficiência menos grave como, por exemplo, uma mão amputada. Por vezes há atletas que consoante o estilo que estejam a nadar pertencem a diferentes classes, isto porque há deficiências que influenciam mais na performance de um estilo do que outro.

Remo (1)
Filomena Franco - Skiff 1000 m (11ª - 8.04,89 m, 5ª na final B)
1ª Helene Raynsford (G-B) - 6.12,93 m
2ª Liudmila Vauchok (Bie) - 6.25,44 m
3ª Laura Schwanger (USA) - 6.35,07 m

Vela (2)
Bento Amaral/Luísa Silvano - Skud 18 (9ºs - 73 pontos)
1ºs Nick Scandone/Maureen McKinnon Tucker (EUA) - 26 pontos
2ºs Daniel Fitzgibbon/Rachael Cox (Aus) - 31 pontos
3ºs John Scott McRoberts/Stacie Louttit (Can) - 33 pontos

Outros nomes importantes nestes Jogos Paraolímpicos de 2008: Enhamed Enhamed (Esp) na natação que conseguiu 4 medalhas de ouro sem nunca ter ganho outra em outros jogos paralímpicos; Natalie du Toit (A. Sul) na natação que depois de ter sido uma das primeiras atletas deficientes a competir nos Jogos Olímpicos, já deste ano, conseguiu arrecadar 5 medalhas de ouro; Irão em basquetebol em cadeira de rodas que se recusou a jogar frente aos EUA; Oscar Pistorius (A. Sul) no atletismo que, depois de ser o primeiro deficiente a lutar e a conseguir qualificar-se para os Jogos Olímpicos (apesar de não ter chegado a competir), chegou aos paraolímpicos e conseguiu 3 medalhas de ouro nas provas de velocidade; entre muitos, muitos outros, entre os quais, aqueles que bateram novos recordes do mundo e outros que foram banidos dos jogos por doping.

Peço imensa desculpa se me esqueci de algum nome, se acrescentei, ou se escrevi mal, e por qualquer outra distracção. Aceito reparos.

Fontes: Record, Wikipédia e páginas oficiais dos resultados.

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 17, 2008

Eu Quero Ir... Monte Huashan

Qualquer mosteiro que se preze, deve mostrar algum obstáculo no caminho para o alcançar. Para chegar a este mosteiro específico no cimo do Monte Huashan, na China, os peregrinos ou meros viajantes devem realizar uma das mais assustadoras e vertiginosas caminhadas de suas vidas. O Monte Huashan é uma das cinco montanhas sagradas da China e é formado por cinco picos, com uma média de cerca de 2000 metros de altitude, estendendo-se por quilometros. Há três subidas para o Pico Norte de Huashan (1613 m), o mais baixo dos picos. A rota mais popular, também a original, alonga-se por 6 km, a partir da aldeia de Hua Shan até ao cimo do Pico Norte. Claro que para os menos aventureiros, pode-se apanhar o teleférico, mas a emoção não é tanta. Se se quiser ser visto pelo teleférico, pode tomar a rota que o acompanha. Do Pico Norte, existem vários mais caminhos para os outros picos, o Pico Oeste (2038 m), o Pico Central (2042 m), o Pico Este (2100 m) e o Pico Sul (2160 m), sendo que o caminho para este último é considerado um dos mais perigosos, mas deixo ao vosso critério.
As fotos que vos mostro em baixo não têm nenhum seguimento particular porque eu não vos sei dizer em que parte do caminho foram tiradas. Obviamente que não foram por mim, mas hei, eu quero ir.







A setinha aponta para umas saliências onde os caminhantes devem colocar os pés e içar-se ao longo das correntes (a perspectiva não facilita).


Este é o tal caminho do Pico Norte para o Pico Sul, considerado um dos mais perigosos.


Esta foto é só para mostrar que muitas vezes se podem ver nestas escarpas militares chineses no seu treino.

Eu disse-vos que este caminho leva a um mosteiro, mas podem se encontrar muito outros mais mais pequenos e pequenos templos.

Fontes: wikipedia, mount hua - hua shan, metamorfose digital.

Etiquetas: , ,

Só Na Russia















Retirado de Oddee.

Etiquetas: ,

free statistics