segunda-feira, fevereiro 23, 2009

O Criado Secreto - Daniel Silva

«Gabriel Allon é chamado para mais uma missão: ir a Amesterdão estudar os arquivos de um analista de terrorismo que acabou de ser assassinado. Chegado à cidade, Gabriel descobre contudo uma conspiração de terror no submundo islâmico e que tem Londres como alvo. A filha do embaixador americano é raptada e corre perigo de vida. Ao tentar salvá-la, Gabriel torna-se tembém um alvo dos terroristas. A inesperada aliança que forma com um homem que perdeu tudo devido à sua devoção ao Islão leva Gabriel a questionar a moralidade das táticas que usa e a arriscar a orópria vida.»

Bem, que livro! Um dos melhores que li do Daniel Silva. Por um lado, para quem nunca leu, é bom começar por este, porque de certeza que vai gostar, e de certeza que vai querer ler todos os outros para trás. Por outro lado, ler sem conhecer um pouco da vida de Gabriel pode ser arriscado. Bem, o que é que pode ser dito sobre o livro em si? Já vos disse que não parei de o ler, enquanto não acabou? Havia alguém que dizia, que os livros da série de Gabriel Allon começam de forma algo morna, e vai aquecendo até se tornar explosivo. Eu não descreveria melhor. O melhor do Daniel Silva é que ele tem sempre algo para ensinar nos seus livros (que de resto, é o que penso de qualquer livro, há sempre qualquer coisa a retirar). Neste livro em particular, ele aborda o número crescente de árabes no Ocidente, principalmente, na Europa, e uma eventual eminência de ataques em território europeu (que já temos assistido desde o 11 de Setembro: quem não se lembra do atentado em Madrid ou do atentado em Londres?). Obviamente, que também dá um pouco de destaque ao conflito israelo-palestiniano, ou não fosse Gabriel quem é, mas pela primeira vez, nesta série, não é o mais importante, pois Gabriel não está às ordens dos seus serviços mas sim, dos americanos e dos ingleses. Foi interessante esta nova abordagem. E, também, é uma estreia ver a outra hipótese de um árabe que sofreu em nome das suas crenças. Quando isto acontece, a maioria torna-se ainda mais fanático, com maior desejo de vingança. Neste livro, podemos ver o caso em que tal se dá, mas também alguém que vai pelo outro caminho, ou seja, que desiste, que abandona e que se torna apenas simpatizante, mas não activo na luta por Ala. Uma dicotomia interessante, representada por duas gerações da mesma família. Gostei muito do livro, por toda a informação que me proporcionou, por todos os cenários possíveis e explorados. Se aconselho? Claro.
Pena que agora tenha que esperar, sabe Deus até quando, para ler o próximo (o próximo escrito por Silva, não o próximo editado pela Bertrand).

Etiquetas: , ,

free statistics