segunda-feira, junho 08, 2009

7 Filmes Que Não Me Canso De Ver

Ok, este é um post muito pessoal. É a minha lista, e podia ter incluído mais alguns. Só que esses alguns fazem parte daquele tipo de filmes em que já estás cansada de algumas cenas e começas a passá-las à frente. Estes 7 filmes são aqueles que eu vejo do princípio ao fim, sem corte de cenas. Não tenho preferência por um género, a minha personalidade é gostar de tudo um pouco. São filmes que por uma razão ou outra me marcaram, ou pelas circunstâncias ou pela história. Façam a vossa lista.

Duelo de Titãs (2000)

Género: Drama
Com Denzel Washington, Will Patton, Donald Faison, Wood Harris, Ryan Hurst, Kate Bosworth, Ryan Gosling.
Herman Boone (Denzel Washington) é contratado para ser treinador de uma equipa de futebol americano do Liceu T. C. Williams, Virgínia, início dos anos 70, dividida pelo racismo. A integração racial dos estabelecimentos de ensino norte-americanos está em curso e as relações entre estudantes é complicada. Contrariamente a todas as expectativas, Boone consegue derrubar as barreiras raciais existentes e fazer da equipa um grupo unido. (Baseado em acontecimentos reais, é um dos meus filmes preferidos pela história e pela mudança.)

Wimbledon - Encontro Perfeito (2004)

Género: Comédia, Romance
Com Kirsten Dunst, Paul Bettany, Kyle Hyde, Robert Lindsay, Bernard Hill, Sam Neill, James McAvoy, Jon Favreau.
Peter Colt (Paul Bettany) é um tenista sem sorte no jogo e no amor. Com um "wildcard", consegue ir jogar no prestigiado torneio de Wimbledon, onde se apaixona pela estrela Lizzie Bradbury (Kirsten Dunst). Subitamente inspirado pela sua nova paixão e protegido pela sorte, Peter vê a possibilidade de realizar o seu sonho...e vencer o torneio. (Apesar de ser uma história previsível e que se pode esquecer assim que acaba o filme, talvez por envolver o ténis, gosto dele, e vejo sempre que há um grand slam.)

América Proibída (1998)

Género: Drama
Com Edward Norton, Edward Furlong, Fairuza Balk, Beverly D'Angelo, Elliott Gould.
Depois de uma vida dedicada à violência, um homem vai ter que lutar contra os seus ideais para não colocar em perigo os seus laços. Danny Vinyard (Edward Furlong) é um adolescente influenciado pelo irmão mais velho, Derek (Edward Norton), um skinhead repleto de ódio por todos os que são diferentes de si. A aversão a outras raças dispara com a morte do pai. Ele inicia uma viagem ao mundo da violência que o vai levar à prisão. Nesse período de solidão Derek apercebe-se que pode ser um homem diferente. A sua única incerteza é se vai ser capaz de ajudar o seu irmão. (O meu primeiro filme preferido. Se tivesse que ordenar esta lista, este filme estaria no topo. Um filme bastante intenso e marcante.)

Armageddon (1998)

Género: Ficção Científica, Acção
Com Bruce Willis, Billy Bob Thornton, Ben Affleck, Liv Tyler, Will Patton, Steve Buscemi, William Fichtner, Owen Wilson, Michael Clarke Duncan, Jason Isaacs, Eddie Griffin, Charlton Heston.
Um asteróide do tamanho do Estado do Texas dirige-se para a Terra a alta velocidade. O seu impacto contra o planeta significará o desaparecimento do mesmo. Depois de descobrir a situação e com uma margem de actuação de doze dias, o director da NASA, Dan Truman (Billy Bob Thorton), decide enviar doze homens liderados por Harry S. Stamper (Bruce Willis) - o melhor profissional na realização de prospecções - para que cheguem até à superfície do meteorito, a perfurem e introduzam um dispositivo nuclear que o faça explodir em mil pedaços. (Em termos de ficção científica, só vou até aqui, nada de ETs, de hobbits, ou de feiticeiros com cicatrizes na testa. Por outro lado, nunca chorei no Titanic, no Pearl Harbor - enfim, os filmes típicos que dão para chorar -, mas chega a hora do homem ficar para tráz no asteróide e eu desmancho-me sempre, sempre, de todas as vezes.)

P.S. - I Love You (2007)

Género: Drama, Romance
Com Hilary Swank, Gerard Butler, Gina Gershon, James Marsters, Lisa Kudrow, Kathy Bates.
Holly Kennedy (Hilary Swank) é atraente, inteligente e casada com o amor da sua vida - Gerry (Gerard Butler), um impetuoso e divertido irlandês. Quando uma doença tira a vida a Gerry, Holly fica em estado de choque. A única pessoa que a pode ajudar é aquela que já não está com ela. Ninguém conhecia Holly como Gerry, e por isso antes de morrer ele escreveu uma série de cartas. Cada carta, que vai chegando até Holly de forma inesperada, ajuda-a a ultrapassar o luto e a redescobrir-se, terminando sempre com um "P.S. I Love You". Os familiares e amigos receiam que as cartas não deixem Holly esquecer o passado mas, para ela, as palavras de Gerry servem de guia para uma tocante e hilariante viagem de redescoberta do seu casamento. (Antes do filme sair, muito antes, li o livro e apaixonei-me. Passado um ano ou dois, saiu para os cinemas e eu apaixonei-me pelo filme, talvez por falar em possibilidades, em sonhos. Adoro.)

Páginas de Liberdade (2007)

Género: Drama
Com Hilary Swank, Patrick Dempsey, Glenn Scott, Imelda Staunton.
A duplamente galardoada com um "Óscar da Academia" Hilary Swank brilha nesta apaixonante história sobre jovens vindos de bairros degradados, criados no meio de tiroteios e de um ambiente violento, e uma professora que lhes dá o que eles mais precisam: uma voz própria. Largada na "zona de tiro" de uma escola dilacerada pela violência e pela tensão racial, a professora Erin Gruwell trava uma batalha para fazer com que a sala de aulas passe a ter importância nas vidas destes estudantes. Agora, contando as suas próprias histórias e ouvindo as histórias dos outros, um grupo de jovens, supostamente "incorrigíveis", irá descobrir o poder da tolerância, reclamar as suas vidas despedaçadas e mudar os seus mundos. Com desempenhos electrizantes por parte de um elenco de estrelas, em que se inclui o vencedor do Globo de Ouro Patrick Dempsey (Anatomia de Grey) e a estrela de música Mário, Páginas de Liberdade é baseado no aclamado best-seller, The Freedom Writers Diary. (Mais um filme baseado na realidade. Antes de ter estreado ontem na televisão portuguesa, já eu o tinha visto vezes sem conta, e quem segue o blog sabe que sim. Dos melhores...)

Ratatui (2007)

Género: Animação, Comédia
Com Patton Oswalt, Brian Dennehy, Janeane Garofalo, Ian Holm, Peter O'Toole.
No mundo dos ratos, Remy está destinado a uma vida de um simples "detector de veneno" utilizando o seu talento único para seleccionar o lixo "seguro" para a sua família comer. Mas considera-se um criador. Quando não está à procura dos restos de comida gourmet, está ocupado a estudar com a máxima atenção o seu bem mais precioso, o já gasto livro de culinária do magnífico chefe de cozinha, o falecido Chefe Auguste Gusteau. Quando o destino o faz literalmente cair na cozinha de Gusteau, no restaurante mundialmente famoso do seu ídolo em Paris, Remy vive o seu sonho de cozinhar, embora de forma pouco convencional, numa cozinha de verdade. (Sim, sim, eu também gosto de desenhos animados, e este filme só representa todos (ou quse todos) os do seu género, principalmente, porque me fazem esquecer da realidade e me fazem rir com vontade.)

Esta é a minha lista, mas há muitos filmes que adoro, muitos entre comédias românticas (Notting Hill), dramas (Rebeldes do Bairro), ficção científica (O Dia Depois De Amanhã), filmes baseados em factos reais (A Lista De Schindler), desenhos animados (Ice Ages), etc. Mas como vos disse, façam a vossa lista.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

1 comments:

Blogger real republica said...

P.S. i love you!...a vida é bela!

11:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

free statistics