sexta-feira, novembro 24, 2006

A Fórmula de Deus

"Nas escadarias do Museu Egipcio, em pleno Cairo, Tomás Noronha é abordado por uma desconhecida. Chama-se Ariana Pakravan, é iraniana e traz consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um estranho t´tulo e um poema enigmático.

DIE GOTTESFORMEL
Terra if fin
De terrors tight
Sabbath fore
Christ nite
A. Einstein

O inesperado encontro lança Tomás numa empolgante aventura, colocando-o na rota da crise nuclear com o Irão e da mais importante descoberta jamais efectuada por Albert Einstein, um achado que o conduz ao maior de todos os mistérios.

A prova cientifica da existencia de Deus

Uma história de amor, uma intriga de traição, uma perseguição implacavel, uma busca espiritual que nos leva à mais espantosa revelação mistica de todos os tempos.
Baseada nas ultimas e mais avaçadas descobertas cientificas nos campos da fisica, da cosmologia e da matematica. A Fórmula de Deus transporta-nos numa surpreendente viagem até às origens do tempo, à essência do universo e ao sentido da vida."

Já que comeceicom isto de falar das minhas leituras, agora continuo, não é?
Este livro é espectacular. É o que eu posso dizer.
Vocês já tinham pensado na prova cientifica da existencia de Deus?
Sera que Deus, entidade omnisciente, omnipotente e omnipresente, realmente existe?
É isso que José Rodrigues dos Santos propõe como tema de reflexão. E a capacidade com que o faz é poderosa. Aliás, os seus argumentos são poderosos.
Gostei muito do livro. Acho que o Codex 632 (que tambem ja li) é um pouco mais facil de se ler porque sendo o tema Colombo não exitem termos cientificos complexos. Quero dizer, é um livro com muita história. Ao contrário, A Fórmula de Deus é um livro com muita fisica. Conceitos por vezes complexos. Por isso, a leitura quase que remete para a comcentração de um leigo, como eu. No entanto os termos complicados, teorias de que eu nunca tinha ouvido falar foram muito bem expostos para que qualquer um as possa entender e se se passa muito tempo no livro, quando as personagens voltam a falar das teorias poderia surgir o caso de que já não nos lembrassemos e tivessemos que voltar atrás (como acontece com muitos livros) mas o José teve o cuidado de, cada vez que isso acontecia, voltar a explicar sucintamente em que consistem. De modo que ao longo do livro, nunca se tem a sensação de estarmos perdidos, falando por mim (claro). Para além da fisica, fala-se tambem de varias religioes ou não fosse Deus o tema principal, embora no final todas se confundam e o livro nos faça pensar que todas falam do mesmo.
Por outro lado, o facto da vida pessoal da personagem principal decorrer toda em Coimbra (assim como a revelação final) e muito perto da minha faculdade é mais um factor que contribui para o livro tanto me agradar. Ao longo do livro fala-se em edificios, ruas, praças e avenidas onde eu ja estive e onde passo todos os dias. Por isso, facilmente me pus no lugar da personagem.
E por falar em pôr-se no lugar da personagem e só para verem o quanto eu estava a gostar do livro, eu cheguei a ir para a minha varanda, claro com um cobertor e com uma caneca de café quente (estava a chover) só para me sentir mais perto das personagens, que estavam naquele momento em pleno frio tibetano. A louca que eu sou.
Por fim e o que mais me apaixonou em A Fórmula de Deus é a forma como José Rodrigues dos Santos nos expõe o nosso Deus. E soube, de forma impressionante, mostrar o lado cientifico da Biblia. Digo-vos, as teorias de Einstein estão na Biblia. Onde e como? Têm de ler o livro. O autor confirmou-me aquilo que eu suspeitava sobre Deus. Ele existe, pode é não ser aquilo que nós fomos ensinados a acreditar. Se por um lado gostei da forma de como nos põe a pensar neste novo Deus, por outro, isso implica uma sensação de desconforto pelo papel que nos é dado nesta nova teologia. Ainda assim, novas teorias ou formas diferentes de Deus não devem, no meu entender, ficarem em segredo na mente das pessoas. Devem ser expostas, como José Rodrigues fez e cada um deve pensar por si. Estes livros são para nos fazer pensar. E eu até gostei de pensar nesta nova ideia. Quem sabe se José Rodrigues dos Santos não está certo?
A única coisa que por vezes me fazia abrandar na leitura foi ou foram as partes pesadas dedicadas à fisica. São muitos conceitos a reter, no entanto e, como ja disse, são facilmente expostos e entendidos.
Este é um livro que pode abalar a nossa fé mas se acreditarem mesmo, limitem-se a pensar e a decidir por vós.
Quanto à minha própria conclusão, fica para mim porque eu quero que leiam o livro.
A Fórmula de Deus de José Rodrigues dos Santos.
Beijos Catarina

Etiquetas:

1 comments:

Blogger Joana said...

Bem, pla tua descrição do livro e entusiasmo com que falas eu fico curiosa! Sim senhora, muitas leituras! Isso é muito bom. e olha, já leste o PERFUME? Vi o filme e achei interessante e diferente ;) beijoca da Jockitas

4:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

free statistics